Shinzo Abe é favorito para suceder Junichiro Koizumi na liderança do PLD

Secretário do gabinete já conta com apoio de 180 dos 403 parlamentares sem nem mesmo ter anunciado sua candidatura

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Shinzo Abe, o secretário do gabinete do governo do Japão, é o favorito para a sucessão do primeiro ministro, Junichiro Koizumi, no cargo de presidente do Partido Liberal Democrático (PLD).

O mandato de Koizumi na liderança do partido termina no dia 30 de setembro, e ele já avisou que não irá se candidatar novamente. Quem for escolhido para ocupar seu lugar, muito provavelmente será, mais tarde, nomeado primeiro ministro pela Câmara Baixa.

Apoio dos parlamentares

Apesar de Abe ainda não ter anunciado oficialmente sua candidatura, mais de 180 dos 403 parlamentares do partido já expressaram seu apoio a ele, conhecido por seu posicionamento radical contra a China e a Coréia do Norte.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Outros dois possíveis candidatos são o ministro das Finanças, Sadakazu Tanigaki, e o das Relações Exteriores, Taro Aso, porém ambos estão bem atrás, ainda buscando as 20 indicações mínimas para poderem concorrer.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.