Setor elétrico prepara carta a Lobão sobre temores com oferta de energia, diz fonte

Na carta, as associações pedirão que haja um sinal para que os consumidores economizem energia e também que sejam pensadas campanhas para poupar energia

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – Associações do setor elétrico estão preparando uma carta para ser entregue ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre as preocupações quanto à situação dos reservatórios das hidrelétricas e a garantia de abastecimento de energia do Brasil, segundo uma fonte que participa da elaboração do documento.

Na carta, as associações pedirão que haja um sinal para que os consumidores economizem energia e também que sejam pensadas campanhas para poupar energia, o que, segundo a fonte, “já deveria ter sido feito”.

A falta de chuvas no período úmido tem reduzido o volume nos principais reservatórios de hidrelétricas no Brasil aos menores níveis em mais de uma década. Mesmo com o acionamento das térmicas, há temores crescentes com o abastecimento de energia.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A carta está sendo elaborada por associações integrantes do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), segundo a fonte, entre as quais estão representantes de empresas geradoras e grandes consumidores de energia. A intenção é que a carta seja entregue ainda nesta sexta-feira ou no início da semana que vem.

“A nossa preocupação agora é que a chuva prevista para março não se realize”, disse a fonte. “A situação realmente requer bastante cuidado”, acrescentou.

A fonte considera que o risco de fornecimento de energia em 2015, sem economia de energia e recuperação dos reservatórios neste ano, seria ainda maior.

Continua depois da publicidade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulga nesta sexta-feira as suas previsões para o volume de chuvas esperado para março.

Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, as principais para o abastecimento do país, estão terminando fevereiro a níveis abaixo das expectativas do ONS, a 34,71 por cento e próximos do nível ao fim de fevereiro de 2001, ano do racionamento de energia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.