Serra lidera corrida presidencial em nova pesquisa do Ibope

Atual governador do estado de São Paulo tem 36% das opções de voto contra 25% de Dilma Rousseff

Publicidade

SÃO PAULO – Em pesquisa do Ibope e do Diário do Comércio encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, lidera as intenções de voto com 36%, contra 25% de sua concorrente do PT, Dilma Rousseff.

O Ibope perguntou a pessoas de diferentes idades e classes sociais em qual dos candidatos votariam se as eleições fossem agora. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 144 municípios do país.

Das pessoas ouvidas pelo instituto, 11% votariam para o candidato Ciro Gomes (PSB) ser presidente do Brasil. Em quarto lugar ficaria a senadora do PV, Marina Silva, com 8% das intenções de voto, enquanto votos brancos e nulos somaram 11%. Cerca de 9% dos entrevistados não souberam opinar.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A pesquisa anterior do Ibope, feita sob encomenda para a CNI (Confederação Nacional da Industrial) e divulgada em 7 de dezembro, mostrava José Serra com 38% das intenções de voto, seguido por Dilma Rousseff (17%), Ciro Gomes (13%) e Marina Silva (6%). Brancos e nulos representaram 13% e não responderam 12% dos entrevistados.

Outros cenários
Quando o candidato Ciro Gomes é retirado das opções, os votos para o governador de São Paulo, José Serra, sobem para 41%, enquanto Dilma receberia 28% das intenções. Marina Silva passaria a ter 10% dos votos válidos; brancos e nulos, 12%, e entrevistados que não sabem ou não opinaram, 9%.

Já no caso de um segundo turno entre Dilma e Serra acontecendo agora, o tucano levaria vantagem, ficando com 47% contra 33% da candidata petista. Serra também é considerado a pessoa com mais probabilidade de ser o novo presidente do Brasil.

Continua depois da publicidade

Quando indagados qual dos candidatos tem mais chance de ganhar as eleições este ano, independentemente da intenção de voto do entrevistado, 45% apostam no José Serra, 26% na Dilma Rousseff, 7% em Ciro Gomes e apenas 3% em Marina Silva.

Lula
O Ibope/Diário do Comércio também avaliou nesta pesquisa o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cerca de 47% dos entrevistados consideraram a administração Lula “boa”, ao mesmo tempo em que 29% a veem como “ótima”, 19% “regular”, 3% “péssima” e 2% “ruim”. Para 78% dos entrevistados Lula é confiável, ante 18% que desconfiam do atual presidente.

Além disso, quando os entrevistados se depararam com a pergunta sobre o que gostariam que o próximo presidente fizesse, 34% pediram a total continuidade do atual governo, 29% querem pequenas mudanças com continuidade, 25% acham que a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças seria melhor e 10% veem uma mudança total como a melhor opção.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 3196/2010. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.