Serra e FHC tentam barrar Venezuela na presidência do Mercosul e ânimos se acirram na região

"A República Bolivariana da Venezuela rejeita as declarações insolentes e amorais do chanceler em exercício do Brasil", escreveu a chanceler bolivariana em sua conta no microblog Twitter

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A esperada transferência da presidência rotativa do Mercosul para a Venezuela, a partir da próxima terça-feira (12), seus significados e implicações têm acirrado os ânimos na política regional. Na véspera, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reuniram-se com o presidente uruguaio Tabaré Vázquez e seu chanceler, Rodolfo Nin Novoa, para pedir mais tempo antes de o Uruguai passar a presidência do bloco para o governo bolivariano. Em resposta, a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, rebateu em tom ríspido as reiteradas críticas do tucano ao país.

“A República Bolivariana da Venezuela rejeita as declarações insolentes e amorais do chanceler em exercício do Brasil”, escreveu Rodríguez em sua conta no microblog Twitter. “Serra se soma à conjura da direita internacional contra a Venezuela e viola princípios básicos que regem as relações internacionais”, complementou. A chanceler voltou a afirmar ainda que o processo de impeachment em curso contra Dilma Rousseff representa um “golpe de Estado”.

As tensões entre o comando do Itamaraty e o governo venezuelano têm se intensificado com as acusações de Serra à gestão de Maduro por, segundo ele, violações de princípios democráticos e ser responsável pela escassez de alimentos e remédios no país, além do apoio do ministro a um referendo para tentar encerrar o atual governo bolivariano. Caracas também é alvo de um pedido de aplicação da cláusula democrática, feito pelo Paraguai, o que poderia culminar em sua suspensão dentro do bloco.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Serra defende que a Venezuela só assuma a presidência rotativa do Mercosul por seis meses se cumprir as regras de seu tratado de adesão, com pendências como a adequação aduaneira prevista no ACE-18 (Acordo de Complementação Econômica), que desenha o estabelecimento de um mercado comum no bloco.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.