Serra diz que Brasil apoia iniciativas construtivas de entendimento na Venezuela

Na nota, o ministro diz que o Brasil está disposto a “doar medicamentos básicos produzidos por nossos laboratórios públicos, entregando-os a organizações internacionais humanitárias que possam promover sua distribuição” na Venezuela

Paula Barra

Publicidade

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou hoje (6), por meio de nota, que o governo brasileiro apoia iniciativas “construtivas” que promovam o entendimento entre o atual governo venezuelano e a oposição. 

“Como país vizinho, amigo e solidário da nação venezuelana, o Brasil está pronto a contribuir na busca desse entendimento e a colaborar para o atendimento das carências mais críticas que afetam a população do país vizinho”, diz o texto divulgado pelo Itamaraty. 

“Temos acompanhado com apreensão os acontecimentos na Venezuela: a radicalização política, o aprofundamento da crise econômica e o contínuo agravamento da situação humanitária e dos direitos humanos, inclusive das prisões arbitrárias. Preocupa-nos o sofrimento do povo venezuelano devido ao desabastecimento alimentar, à superinflação e ao colapso da oferta de medicamentos”, avalia Serra.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na nota, o ministro diz que o Brasil está disposto a “doar medicamentos básicos produzidos por nossos laboratórios públicos, entregando-os a organizações internacionais humanitárias que possam promover sua distribuição” na Venezuela. 

OEA
No início deste mês, a Organização dos Estados Americanos (OEA) acionou a chamada Carta Democrática Interamericana contra a Venezuela. Foi a primeira vez na história que o instrumento foi solicitado, implicando a abertura de um processo que pode levar à suspensão do país do organismo regional. 

O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, pediu a convocação de um conselho permanente dos Estados-membros, entre 10 e 20 de junho, para discutir a “alteração da ordem constitucional” na Venezuela e “como a mesma afeta gravemente a ordem democrática”. 

Continua depois da publicidade

Protestos em massa foram registrados na última sexta-feira (3) em várias regiões de Caracas, capital da Venezuela, por causa de falta de comida, de bens e serviços. As manifestações começaram depois que os militares do Exército Nacional confiscaram produtos em várias partes do bairro San Martín para enviá-los aos centros de abastecimento locais, onde são distribuídos à população.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.