Serra diz à chanceler do México que é um “perigo” ter tantas mulheres na política

À chanceler Claudia Ruiz Massieu, Serra alertou sobre o "perigo" que o alto número de parlamentares mexicanas pode oferecer aos políticos brasileiros

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, está causando um grande alvoroço por conta de uma declaração feita em sua visita ao México, onde ele comentou sobre o grande número de mulheres senadoras no país na tentativa de fazer uma brincadeira. À chanceler Claudia Ruiz Massieu, Serra alertou sobre o “perigo” que o alto número de parlamentares mexicanas pode oferecer aos políticos brasileiros.

“Devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo porque descobri que aqui quase a metade dos senadores são mulheres”, afirmou o ministro, segundo a agência de notícias AFP, provocando risadas nos presentes ao encontro entre os dois.

Serra ainda reafirmou o convite a Ruiz Massieu para sua presença no Rio de Janeiro durante a Olimpíada, mas alertou: “quero muito que você vá, mas será um perigo porque chamará a atenção para este assunto”, disse o ministro, se referindo à alta participação de mulheres na política mexicana e contraste com os 20% de cadeiras ocupadas por muelhores no Senado brasileiro.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vale lembrar que não é a primeira vez que Serra comete uma gafe do tipo. Em dezembro do ano passado, a então ministra da Agricultura Kátia Abreu acusou o ministro de ter sido “infeliz e machista”, depois de ter jogado um copo com bebida no rosto do então senador, durante um jantar de confraternização na casa de Eunício Oliveira, do PMDB. Serra teria afirmado que Kátia era “namoradeira”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.