Sérgio Moro como ministro da Justiça é um risco para ele e para o Brasil, diz The Economist

"Para alguns brasileiros, Moro sempre será condenado por ter parecido agir à margem da lei em sua busca por Lula. Para muitos outros ele é um herói", diz a revista

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Na edição desta semana, a revista The Economist volta a falar sobre o Brasil, desta vez focando na escolha do ex-juiz federal Sérgio Moro para ser ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro.

Apesar de ser algo definido há meses, a publicação usa dos recentes acontecimento para afirmar que ele ter deixado o cargo de juiz é um risco tanto para a imagem dele quanto para o Brasil, principalmente por conta dos desafios que ele irá enfrentar como ministro.

O texto lembra que Moro foi importante na prisão de Lula e na decisão de evitar que o petista fosse candidato no ano passado, mas que, por outro lado, “Moro controvertidamente aceitou um trabalho de seu vencedor, Jair Bolsonaro, um incendiário que admira os ditadores militares”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Sua missão é fazer com que o governo federal aplique o mesmo zelo que exercia em seu tribunal na luta contra a corrupção e o crime organizado e violento. É uma causa popular. Mas há riscos, tanto para sua reputação quanto para o Brasil”, diz a Economist.

A revista destaca o primeiro grande caso da gestão de Moro na Justiça que é o seu pacote anticrime, que gerou muita discussão. Para algumas pessoas, o plano dá aos policiais licença para matar, mas o magistrado afirma que seu projeto não é tão diferente do que é feito em outros países.

“Para alguns brasileiros, Moro sempre será condenado por ter parecido agir à margem da lei em sua busca por Lula. Para muitos outros ele é um herói”, diz o texto, lembrando ainda dos boatos de que o ministro poderia estar de olho em uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) no futuro.

Continua depois da publicidade

“Tal como acontece com Paulo Guedes, o ministro da economia que agrada ao mercado, Bolsonaro precisa de Moro mais do que o ministro precisa do seu chefe”, continua a Economist.

“Isso lhe dá o poder de restringir um presidente cuja carreira e declarações passadas mostram pouca devoção ao estado de direito. ‘Qualquer governo deve ser julgado por suas ações’, insiste o Sr. Moro. Isso agora inclui ele também”, conclui a revista.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.