Senadores a favor do afastamento de Sarney querem investigação ampla

Parlamentares irão enviar uma representação ao Ministério Público para que seja feita uma análise da administração da Casa

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – Os senadores que são a favor do afastamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), irão apresentar ao Ministério Público uma representação que prevê uma investigação mais ampla na administração da Casa. Além disso, os parlamentares defendem a instalação imediata do Conselho de Ética.

Segundo o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, o grupo de senadores deve buscar apoios institucionais de partidos e de entidades da sociedade civil organizada como um respaldo para a representação. “Não se trata de uma investigação pontual. Queremos uma investigação geral dos atos praticados no Senado”, declarou.

Até o momento, nenhum partido indicou representantes para compor o Conselho de Ética na legislatura, que teve início esse ano. No entanto, o conselho já tem uma representação para investigar, enviada pelo PSOL, que deseja que sejam apuradas as responsabilidades do Sarney sobre as irregularidades no Senado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mais irregularidades?

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que o grupo de senadores teme que as manifestações a favor do afastamento de Sarney sejam ofuscadas por novos escândalos, como as denúncias de irregularidades contra Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Tião Viana (PT-AC).

“Se não tiver categoria para cobrar responsabilidades, o Senado vai virar casa da mãe Joana. Já apareceram denúncias contra Arthur Virgílio e o senador do Acre (Tião Viana). Amanhã aparece contra outro e a cada dia perdemos credibilidade perante a sociedade. Daqui a pouco isso vai parecer chantagem”, declarou o parlamentar.

Simon ainda afirmou que o presidente do Senado deveria se afastar do cargo para mostrar que não “tem o que temer”, facilitando as investigações sobre os chamados atos secretos. O senador disse ainda que mais do que buscar os culpados pela crise na Casa, é preciso encontrar soluções para o problema.

Continua depois da publicidade

Agaciel e Zoghbi

O senador Arthur Virgílio pediu nesta data que as licenças-prêmio de três meses concedidas aos ex-diretores do Senado, Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi, sejam reconsideradas. Os dois também estão sob suspeitas de terem cometidos irregularidades na Casa. Sobre o pedido, José Sarney disse que a Mesa analisará as possibilidades de atendê-lo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.