Senador do PMDB defende realização de eleições presidenciais em 2016

Valdir Raupp acrescentou que a conclusão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, independente do resultado que tiver, não encerrará o acirramento político no país

Equipe InfoMoney

— O Brasil enfrenta uma de suas maiores crises políticas da história recente e, ao mesmo tempo, uma grave recessão econômica. O povo está revoltado e surpreso com a paralisia do governo. Considero meu dever lançar essa sugestão.

Segundo Raupp, as eleições deveriam ser convocadas através de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e aconteceriam junto com as eleições municipais já previstas para outubro. A apresentação de uma PEC por parlamentares requer o apoio de pelo menos 27 senadores ou 171 deputados federais.

O senador acrescentou que a conclusão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, independente do resultado que tiver, não encerrará o acirramento político no país. E adiantou que, se o processo de impeachment chegar ao Senado, votará pelo afastamento da presidente.

Ele afirmou ainda que as “crescentes incertezas”, conforme descreveu, comprometem também a legitimidade do Legislativo, que vê sua atuação cada vez mais judicializada em função do agravamento dos embates e da não aceitação da posição divergente.

Raupp admitiu que não seria fácil encontrar embasamento legal para a convocação de novas eleições com a presidente Dilma ainda no exercício do mandato conquistado há dois anos. No entanto, ele disse acreditar que um diálogo entre os três poderes pode solucionar esse nó.

— Eu sei que falta expediente jurídico para permitir uma antecipação da eleição, mas se a presidente da República, o vice-presidente, o Congresso Nacional e o Judiciário se entenderem, isso pode ser aprovado aqui em 30 dias — ponderou.

Outros senadores já se pronunciaram em Plenário a favor da realização de novas eleições, com diferentes abordagens. Mais cedo nesta segunda, Paulo Paim (PT-RS) defendeu a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para tratar exclusivamente de uma reforma do sistema político. Na última quinta-feira (31), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) bancou a ideia de eleições gerais, que envolvessem também a renovação da Câmara dos Deputados e de dois terços do Senado.

CLIQUE AQUI: InfoMoney atualiza a Carteira Recomendada para abril

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa