Senado italiano votará nesta tarde possível impeachment de Berlusconi

Ex-premiê da Itália foi condenado por fraude fiscal em agosto; Senado iniciará sessão às 15h30

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – Durante a tarde desta quarta-fiera (18), todos os olhos dos mercados estarão voltados aos EUA, aonde serão reveladas as decisões do Fomc (Federal Open Market Comittee) sobre a continuidade ou não do programa de estímulo monetário norte-americano, os italianos devem prestar atenção no Senado local, que votará a possível expulsão de Silvio Berlusconi da política.

Berlusconi, que venceu três das últimas seis eleições para primeiro-ministro realizadas no país, é acusado de fraude após tornar-se um magnata da comunicação do país. O possível impeachment pode trazer graves consequências a já abalada política italiana, caso o ex-premiê cumpra a promessa que fez diversas vezes nos últimos meses.

Em diversos discursos e entrevistas, Berlusconi garantiu que, caso seja expulso da política, derrubará o atual governo de coalizão que impera no país, com Enrico Letta como primeiro-ministro. O partido atual de Berlusconi, Povo da Liberdade, possui importante participação na coalizão, formada após a eleição de Letta, em abril deste ano.

Continua depois da publicidade

Escandâlos
Apesar de já ter se envolvido até em escândalos sexuais quando ainda era primeiro-ministro, o Senado italiano votará a participação de Berlusconi na política com base na condenação por fraude fiscal que o ex-premiê recebeu em última instância em agosto de 2013.

A condenação foi feita com base em investigação sobre a Mediaset, conglomerado de mídia controlado por Berlusconi. Entre as acusações, está a de fraude tributária da empresa, que teria gerado superfaturamento em transmissões televisivas.

Segundo diversas agências de notícias, Berlusconi teria preparado um vídeo condenando a Justiça italiana, que ele considera falha, e explicitando seus próximos planos na política, que poderiam envolver o “renascimento” do “Forza Italiana”, partido que o trouxe à política, formado em 1994 e dissolvido em meados de 2009.

O vídeo, que segundo especulações seria enviado às emissoras de televisão italianas na véspera, deve ser mostrado hoje, antes da sessão do Senado, que começará às 15h30 (horário de Brasília).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.