Senado faz consulta pública e 93% apoia proposta de novas eleições este ano

A proposta é de autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) e prevê eleições para presidente junto coma o pleito municipal de outubro

Rodrigo Tolotti

(Agência Brasil)

Publicidade

SÃO PAULO – Diante dos protestos que têm se espalhado pelo país, o Senado abriu uma consulta pública para uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre a possibilidade de realização de novas eleições presidenciais este ano. A proposta é de autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) e prevê eleições para presidente junto coma o pleito municipal de outubro.

No fim da tarde desta segunda-feira (5) o placar mostrava 177.341 votos a favor da proposta e 13.770 contra. Vale lembrar que, para ser aprovada, uma PEC precisa de três quintos dos votos tanto na Câmara quanto no Senado, em dois turnos. Para acessar a página e votar, clique aqui.

Neste fim de semana, manifestantes pediram a saída de Michel Temer da presidência e a convocação de novas eleições. A estimativa é que 100 mil tenham participado do ato na Avenida Paulista, em São Paulo, segundo os organizadores. A ideia de realizar uma nova eleição foi sugerida por Dilma quando estava afastada, como uma tentativa de evitar o impeachment.

Continua depois da publicidade

O projeto vai tramitar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), mas está parado há mais de dois meses. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que é o relator do projeto, ainda não apresentou nenhum parecer à respeito.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.