Senado dos EUA questiona gastos do Federal Reserve para combater a crise

Congressistas exigem informações sobre financiamentos especiais e desejam estudos sobre repartições regionais

Publicidade

SÃO PAULO – A autonomia do Federal Reserve, um dos pilares institucionais consagrados dos Estados Unidos, foi questionada pelo Senado do país. Parlamentares desejam o compartilhamento de informações e estudo sobre repartições regionais.

Embora não atinja as atribuições centrais do Federal Reserve, como a definição independente da política monetária do país, as medidas aprovadas pelos congressistas revelam a desconfiança crescente do legislativo com relação à instituição comandada por Ben Bernanke.

Entre as responsabilidades da autoridade monetária está a estabilidade do sistema financeiro, agindo como concessor de última instância em caso de uma crise de liquidez nos mercados.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prestando contas

Uma emenda ao orçamento foi aprovada pelos senadores, requerendo detalhes sobre quais instituições financeiras receberam recursos provenientes das linhas especiais do Fed desde o início da atual crise.

“O povo americano tem o direito de saber para quem o Fed empresta os recursos de contribuintes, quanto eles recebem e o que tem sido pedido em troca deste dinheiro”, disse o senador independente Bernie Sanders.

Também foram aprovadas medidas que exigem a prestação de contas sobre perdas com as operações de resgate, como a ocorrida em relação à seguradora AIG, além de um estudo sobre os custos e o número adequado de repartições regionais do Federal Reserve.

Continua depois da publicidade

Com a crise, aumentaram as pressões para a regulação mais efetiva sobre os mercados financeiros, com propostas sobre a criação de uma nova agência supervisora do risco sistêmico.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.