Senado deve definir royalties para evitar disputa entre estados, diz Dilma

Ministra não tem certeza se decisão será tomada antes das eleições; para ela, Senado tem condições de encontrar solução

Luis Madaleno

Publicidade

SÃO PAULO – A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que o Senado deve definir ainda este ano a polêmica acerca das distribuições do royalties do petróleo, tentando evitar uma “disputa fratricida entre irmãos”. 

No entanto, em reunião do conselho de administração da Petrobras nesta sexta-feira (19), Dilma afirmou não ter certeza se os senadores tomarão a decisão antes ou após as eleições. 

A ministra reiterou ainda a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o qual “tinha sugerido que não se apresentasse agora neste ano de 2010 os projetos de royalties, que se deixasse para discutir sem as emocionalidades que cercam essa questão”.

Continua depois da publicidade

Senado apto a decidir
Descartando qualquer interferência do governo após a aprovação no Senado, Dilma disse que a Casa possui todas as condições de encontrar a solução sobre a questão dos royalties. 

Projeto 
Por fim, a ministra afirmou que o governo fez as avaliações necessárias para analisar os aspectos jurídicos e técnicos, bem como a importância para os interesses dos estados, com base nos preceitos da Constituição, as quais determinam que os produtores sejam contemplado de maneira diferenciada.

“O projeto que foi para a Câmara e infelizmente foi derrotado contemplava essas duas questões: uma era dar para os estados produtores uma sinalização de recursos maiores, porque assim a Constituição previa, e para os demais estados e municípios era mudar a lógica até então vigente e distribuir recursos”, disparou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.