Senado aprova adesão da Bolívia ao Mercosul

Senadores destacaram população, PIB e reservas de gás, lítio e outros minerais estratégicos no texto de decreto legislativo

Reuters

Publicidade

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (28) o texto do protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul, dando seu aval à integração do país sul-americano ao bloco.

O projeto de decreto legislativo, que já passou pela Câmara e pelo Senado, agora segue para promulgação.

A inclusão da Bolívia no Mercosul resulta da aprovação do protocolo de adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao Mercosul, celebrado em Brasília em 17 de julho de 2015.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O texto aprovado pelos senadores destaca que o ingresso da Bolívia, com uma população de mais de 12 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de US$ 41 bilhões, além de relevantes reservas de gás, lítio e outros minerais estratégicos, ao bloco pode dar impulso à integração regional e propiciar abertura de mercado a empresas brasileiras.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também tem reiterado sua intenção de concluir o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia ainda neste ano, apesar dos desafios decorrentes da nova legislação de desmatamento europeia e das solicitações de ajustes pelo governo brasileiro, especialmente em relação a compras governamentais.

As perspectivas para a conclusão do acordo comercial ganharam ainda um novo capítulo com a eleição do ultraliberal Javier Milei, crítico ferrenho do Mercosul, como presidente da Argentina.

Continua depois da publicidade