Sem Lula, Marina Silva empata tecnicamente com Bolsonaro em corrida presidencial, mostra CNI/Ibope

Pesquisa realizada entre 21 e 24 de junho também mostra que "não voto" chega a 59% dos eleitores no levantamento espontâneo

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) mantém a liderança na corrida presidencial no cenário em que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é considerada. Contudo, o parlamentar agora divide a posição com a ex-senadora Marina Silva (Rede). É o que mostra pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (28).

Segundo o levantamento, Bolsonaro tem 17% das intenções de voto, ao passo que Marina aparece com 13%, em um empate técnico no limite da margem máxima de erro, de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%. O tucano está tecnicamente empatado com Álvaro Dias (Podemos), que tem 3%, e o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC) e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), ambos com 2% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somam 41%.

No cenário estimulado em que o nome de Lula foi testado como candidato do PT, o ex-presidente lidera com 33% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 15%. Logo atrás, aparecem tecnicamente empatados Marina Silva, com 7%, Alckmin e Ciro, ambos com 4%. O senador Álvaro Dias tem 2% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somam 28%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, Lula lidera com 21% das intenções de voto. Bolsonaro aparece com 11%, ao passo que Ciro Gomes e Marina Silva alcançam 2% cada. Com 1%, aparecem Álvaro Dias, Geraldo Alckmin e João Amoêdo. Brancos, nulos e indecisos somam 59%.

A pesquisa, registrada com o número BR-02265/2018 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi realizada entre 21 e 24 de junho e contou com 2 mil entrevistas em 127 municípios. O nível de confiança do levantamento é de 95%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima, estabelecida em 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Confira as intenções de voto de todos os candidatos em um cenário sem Lula:

Continua depois da publicidade

Jair Bolsonaro (PSL): 17%

Marina Silva (Rede): 13%

Ciro Gomes (PDT): 8%

Geraldo Alckmin (PSDB): 6%

Alvaro Dias (Podemos): 3%

Fernando Haddad (PT): 2%

Flávio Rocha (PRB): 1%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Henrique Meirelles (MDB): 1%

Levy Fidelix (PRTB): 1%

Manuela D’ Ávila (PC do B): 1%

Rodrigo Maia (DEM): 1%

João Goulart Filho: 1%

Outro com menos de 1%: 1%

Brancos/nulos: 33%

Não sabe/não respondeu: 8%

Cenário com Lula:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 33%

Jair Bolsonaro (PSL): 15%

Marina Silva (Rede): 7%

Ciro Gomes (PDT): 4%

Geraldo Alckmin (PSDB): 4%

Álvaro Dias (Podemos): 2%

Manuela D’Ávila (PC do B): 1%

Flávio Rocha (PRB): 1%

Levy Fidelix (PRTB): 1%

Outro com menos de 1%: 2%

Brancos/nulos: 22%

Não sabe/não respondeu: 6%

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.