Sem Doria, Bolsonaro empata tecnicamente com Lula em disputa pela presidência, mostra pesquisa

Vantagem do petista muda a depender do candidato tucano considerado no levantamento, o que mostra que Bolsonaro e Doria disputam, em parte, um nicho do eleitorado em comum

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua liderando os dois cenários testados para a eleição presidencial de 2018 pela segunda pesquisa nacional feita pelo DataPoder360. Segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira (10), atrás do petista, disputam posição o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). A depender do candidato tucano a entrar na disputa, Lula amplia vantagem em relação aos seus adversários.

No primeiro cenário, considerou-se o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), como candidato do partido. Neste caso, as intenções de voto de Lula apresentaram leve variação de 24% em abril para 25% em maio. No segundo lugar, Bolsonaro teria 21% dos votos — 3 pontos acima do percentual registrado em abril, no limite da margem de erro –, tecnicamente empatado com o petista. A líder da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, por sua vez, apresentou recuo de 11% para 7%, ao passo que Alckmin foi de 8% para 4%. Ciro Gomes manteve os 5% registrados no mês anterior, ao passo que brancos e nulos oscilaram de 25% para 28%. 10% dos entrevistados não souberam responder — no mês anterior, o número foi 1 ponto percentual menor.

No segundo cenário, considerou-se João Doria como candidato do PSDB. Neste caso, as intenções de voto do ex-presidente Lula variam de 25% para 27%, dentro da margem de erro. Jair Bolsonaro apresenta variação de 14% para 17%, ao passo que João Doria se mantém com os 13% registrados anteriormente. Marina Silva, por sua vez, teve 6% dos votos dos entrevistados — 3 pontos percentuais abaixo da marca do mês anterior –, ao passo que Ciro Gomes oscilou de 5% para 6%. 24% votariam em branco ou anulariam o voto — 2 pontos-percentuais a menos que no levantamento anterior. O percentual dos que não souberam responder variou de 7% para 8%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O levantamento foi feito entre os dias 7 e 8 de maio. Foram entrevistados 2.157 brasileiros com 16 anos ou mais, em 243 municípios. A margem máxima de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre as possibilidades de voto em seis candidatos:

Candidato É o único em quem votaria Poderia votar nele Não votaria nele de jeito nenhum NS/NR
Lula 24% 12% 54% 10%
Jair Bolsonaro 17% 22% 46% 14%
João Doria 13% 20% 45% 22%
Marina Silva 7% 26% 53% 14%
Ciro Gomes 4% 21% 56% 19%
Geraldo Alckmin 4% 21% 54% 21%

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.