Selic está excessivamente restritiva, diz Haddad

Em entrevista à GloboNews, Haddad afirmou que a inflação já está próxima da banda superior da meta -- 4,5% -- , e ainda assim o juro real está em cerca de 10%

Reuters

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala durante reunião em Brasília
03/06/2025
REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala durante reunião em Brasília 03/06/2025 REUTERS/Adriano Machado

Publicidade

A taxa de juros brasileira está restritiva demais, disse nesta terça-feira o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acrescentando que Banco Central do Brasil é hoje o mais duro do mundo.

Em entrevista à GloboNews, Haddad afirmou que a inflação já está próxima da banda superior da meta — 4,5% — , e ainda assim o juro real está em cerca de 10%.

O ministro afirmou que opinar sobre o BC não é um desrespeito à institucionalidade e ponderou que é difícil julgar a gestão do presidente Gabriel Galípolo à frente da autarquia à luz do que foi herdado da gestão anterior. Haddad disse, sem detalhar, que Galípolo herdou problemas “sobretudo regulatórios”.