Segurança do sistema elétrico tem que ser dosada com preço de tarifa, diz Aneel

"É preciso atenção a esse ponto, segurança também não pode ser a qualquer custo", afirmou Romeu Rufino, diretor-geral da agência

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse que é preciso dosar o aumento da segurança do sistema elétrico com os preços das tarifas de energia.

“É preciso atenção a esse ponto, segurança também não pode ser a qualquer custo”, disse durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira para falar do blecaute que atingiu o Nordeste há duas semanas.

O sistema do Nordeste não é preparado para suportar a queda de duas linhas de transmissão, como ocorreu nesse caso, por conta de queimadas sob as linhas no interior do Piauí.

Continua depois da publicidade

Dentro do governo existem técnicos que defendem que o Nordeste passe a ter um sistema duplo de segurança, a exemplo do que está sendo feito para o abastecimento em Brasília – ou seja, aumentar a segurança de tal modo que a queda de duas linhas seja suportada, o que exigiria pesados investimentos.