Segurança do sistema elétrico tem que ser dosada com preço de tarifa, diz Aneel

"É preciso atenção a esse ponto, segurança também não pode ser a qualquer custo", afirmou Romeu Rufino, diretor-geral da agência

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse que é preciso dosar o aumento da segurança do sistema elétrico com os preços das tarifas de energia.

“É preciso atenção a esse ponto, segurança também não pode ser a qualquer custo”, disse durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira para falar do blecaute que atingiu o Nordeste há duas semanas.

O sistema do Nordeste não é preparado para suportar a queda de duas linhas de transmissão, como ocorreu nesse caso, por conta de queimadas sob as linhas no interior do Piauí.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dentro do governo existem técnicos que defendem que o Nordeste passe a ter um sistema duplo de segurança, a exemplo do que está sendo feito para o abastecimento em Brasília – ou seja, aumentar a segurança de tal modo que a queda de duas linhas seja suportada, o que exigiria pesados investimentos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.