Segunda Turma do STF atinge maioria e nega pedido para soltar Lula

Ministro Gilmar Mendes foi o terceiro dos cinco ministros a votar contra o pedido da defesa do ex-presidente

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (9) o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal) deu o seu voto no plenário virtual e negou o pedido que poderia tirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão.

Ele acompanhou o relator do caso Edson Fachin e do ministro Dias Toffoli, o que já forma maioria para rejeitar o pedido, já que a segunda turma do Tribunal é formada por cinco ministros. Ainda faltam votar Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

“Ante o exposto, reitero e ressalvo o meu posicionamento pessoal sobre a matéria, mas acompanho o eminente Relator em homenagem ao princípio da colegialidade, confirmando a decisão que negou seguimento à reclamação, sem prejuízo da apreciação de outros casos que eventualmente se coloquem à jurisdição desta Corte”, disse Gilmar em sua decisão.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os advogados do petista argumentaram que a prisão de Lula não poderia ter sido decretada porque ainda havia embargos de declaração pendentes de análise no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.