Secretário da Agricultura discutirá com japoneses, a produção de etanol

Para o secretário, o comércio entre os dois países ainda é pequeno devido às dificuldades com acordos bilaterais sanitários

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O secretário da Agricultura, João Sampaio, irá discutir com empresários japoneses a capacidade de produção de etanol do estado de São Paulo. Na última quinta-feira (17), Sampaio partiu para o Japão em uma comitiva liderada pelo vice-governador Alberto Goldman.

A missão também tem a participação do secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, e mais 70 empresários. O objetivo é ampliar as relações comerciais entre o Brasil e o país asiático, e participar da comemoração do centenário da imigração japonesa.

Mercados

Além de discutir a abertura de mercado para o etanol paulista, o secretário de Agricultura pretende falar sobre a ampliação do mercado para carnes e frutas. Na próxima segunda-feira (21), Sampaio terá uma reunião no JBIC (Banco Internacional de Cooperação do Japão), e na terça-feira (22) se reúne com membros do Ministério da Agricultura daquele país para discutir a intensificação do comércio de carnes e apresentar o sistema de defesa sanitária paulista.

Continua depois da publicidade

Já na quarta-feira (23) haverá um workshop sobre agronegócio sucroalcooleiro destinado a empresários japoneses.

Segundo Sampaio, o comércio desse setor entre os dois países ainda é pequeno devido às dificuldades com acordos bilaterais sanitários e fitossanitários. No setor de carnes, o Japão só importa o produto procedente de áreas reconhecidas como livres de aftosas, status que São Paulo perdeu após os casos registrados em Mato Grosso do Sul e Paraná, em outubro de 2005.