Se STF permitir Lula candidato, não restará alternativa a não ser intervenção, afirma general

“Se acontecer tanta rasteira e mudança da lei, aí eu não tenho dúvida de que só resta o recurso à reação armada", afirmou o general de Exército da reserva Luiz Gonzaga Schroeder Lessa ao Estadão 

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio à onda de manifestações de oficiais generais da reserva contra a concessão de habeas corpus para impedir a prisão de Lula, o general de Exército da reserva Luiz Gonzaga Schroeder Lessa disse ao jornal O Estado de S. Paulo que, se o STF (Supremo Tribunal Federal) deixar o petista solto, estará agindo como “indutor” da violência entre os brasileiros, “propagando a luta fratricida, em vez de amenizá-la”.

Indo além, ele afirmou que, se o Supremo permitir que Lula se candidate e se eleja presidente, não restará outra alternativa do que a intervenção militar. “Se acontecer tanta rasteira e mudança da lei, aí eu não tenho dúvida de que só resta o recurso à reação armada. Aí é dever da Força Armada restaurar a ordem. Mas não creio que chegaremos lá.” 

Na semana passada, em entrevista à Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, Lessa também tinha sido enfático ao afirmar que uma confrontação não seria pacífica. “Vai ter derramamento de sangue, infelizmente é isso que a gente receia.” E acrescentou que essa crise “vai ser resolvida na bala.”  Lessa foi comandante militar do Leste e da Amazônia e presidiu o Clube Militar. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao jornal, o Exército disse que as declarações de Lessa representam a “opinião pessoal” de Lessa. “O Exército brasileiro pauta sua atuação dentro dos parâmetros legais balizados pela Constituição Federal e outras normas que regem o assunto.” Já o Supremo informou que não se manifestaria sobre o caso.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.