“Se Moraes for escolhido por Temer, boa sorte para ele”, diz Moro em NY; veja mais destaques

Em palestra, o juiz federal afirmou "não ter opinião" sobre a escolha do ministro do STF e ainda rebateu alegações de que faria perseguição política

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba Sérgio Moro falou nesta tarde (6) em evento realizado nesta terça-feira (6) em Nova York, na Columbia University. Ele discutiu os efeitos da Operação Lava Jato no quadro institucional brasileiro. O InfoMoney fez a cobertura ao vivo do evento. 

O evento começou com alguns minutos de atraso, após alguns manifestantes protestarem contra a presença de Moro no local, criticando uma suposta parcialidade do juiz e gritando que o impeachment de Dilma Rousseff tinha sido um golpe, Ao menos três manifestantes foram expulsos do local.

Em sua fala, Moro destacou que a lei brasileira não costumava funcionar muito em crimes de colarinho branco. Além disso, só havia prisão após haver julgamento em última instância, o que poderia gerar distorções ao sistema e, em muitos casos, nunca se via uma decisão final quando o crime era cometido por poderosos, mesmo em casos graves. Assim, muitos nunca iam para a prisão apesar dos crimes. “Isto vem mudando”, afirmou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O juiz também destacou que há privilégios de altos políticos e autoridades, chamado foro privilegiado, com o STF tendo que julgar esses casos. “Em uma investigação criminal, com evidências, o juiz tem que mandar os casos para o STF, mas o Supremo tem vários casos a julgar, muito além da imaginação que se pode ter nos EUA. Isso faz com que não seja julgamento em tempo razoável como a opinião pública quer”, afirma. 

Contudo, as coisas talvez estejam começando a mudar. Em 2012, com o caso do mensalão e o STF condenando vários políticos incluindo o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. “Dois anos depois, veio a Lava Jato, que não é o caso único, mas é o central sobre a investigação sobre os crimes cometidos dentro da Petrobras”, afirma Moro.

Segundo ele ressaltou, os custos da corrupção são enormes, afetando os orçamentos e podendo afetar seriamente a gestão de recursos,”Alguns maus investimentos feitos pela Petrobras podem ser explicados por isso, ao contrário de serem feitas melhores escolhas do ponto de visto econômico. Além disso, se o mercado não é limpo e transparente, não temos confiança e nem vamos por o dinheiro em certos investimentos”, destacou. 

Continua depois da publicidade

“Nós estamos diante de uma grande oportunidade de transformação e não há desafio que não possa ser tratado numa democracia”, afirmou ele, apontando que “a luta contra a corrupção pode atrair investimentos.” 

Moro também destacou a importância da independência do judiciário e destacou que os juízes não podem ser punidos por conta de sua interpretação da lei. O juiz também lamentou a morte do ministro do STF e relator da Lava Jato do Supremo Teori Zavascki, pois, além da tragédia humana, ele era um juiz muito hábil. Porém, ele também saudou a substituição da relatoria pelo juiz Luiz Edson Fachin na última semana, destacando que é um “bom jurista”. 

“É preciso ter em mente, que a corrupção é produto de fraquezas institucionais e culturais”, apontou Moro, destacando ainda que anos de fraca aplicação da lei tem criado um ambiente livre para lavagem de dinheiro. Contudo, o Brasil está avançando para superar essas questões. 

Continua depois da publicidade

Em sua fala, Moro defendeu celeridade nas investigações da Lava Jato para que sejam evitadas as práticas de “obstrução” da Justiça, como costuma ocorrer quando há nomes de políticos e empresários importantes envolvidos. 

Questões
Ele afirmou que a corrupção às vezes se assemelha a uma “doença tropical”, mas destacou que, no caso do Brasil, felizmente o combate aos desvios de políticos e empresários está mostrando à sociedade que é possível superar o problema.

O juiz também considerou infundadas as críticas de que a Lava Jato tem prejudicado a economia brasileira por envolver grandes empresas que geram investimentos e empregos. Ele disse que, se os investimentos foram planejados com essa noção de que não há corrupção, os recursos provenientes dos lucros das empresas vão ser dirigidos “para combater a miséria” e não para o pagamento de propinas.

Publicidade

Ao ser questionado sobre o que achava do nome de Alexandre de Moraes, atual ministro da Justiça, que está sendo apontado como o nome forte para o STF e que deve ser anunciado hoje por Michel Temer, Moro disse que não viu as notícias de hoje sobre o assunto. Contudo, disse que, uma vez que há uma vacância no cargo, o presidente tem que fazer sua escolha. “O presidente tem que fazer a sua escolha. Eu não faria uma campanha para alguém no STF e não sei quem será escolhido nem como. Se ele escolher o ministro da Justiça, boa sorte para o ministro da Justiça”, afirmou, destacando não ter opinião sobre o assunto. 

Além disso,  questionado se a morte de Marisa Letícia teria impacto sobre o julgamento de Lula, o juiz apontou que seria impróprio falar sobre o tema. 

Moro ainda tratou sobre alguns rumores de que o seu pai, já falecido, foi filiado ao PSDB. O juiz negou e afirmou que as pessoas inventam histórias que se difundem pela internet, algo que ele classificou como triste. “As pessoas têm que ter cuidado e checar as informações”, afirmou. 

Continua depois da publicidade

Ele comentou, mais uma vez, sobre o evento em que apareceu com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), alvo de inquérito na Lava Jato. “Ele estava do meu lado e conversou comigo. O que posso fazer (risos)? Posso garantir que não falamos sobre o assunto [Lava Jato]. E ele não está sob minha jurisdição”, afirmou Moro. 

Um dos questionadores durante a apresentação perguntou sobre uma possível teoria de que a Lava Jato foi uma iniciativa para “vender o pré-sal” aos estrangeiros, mas Moro não respondeu a questão. 

Além disso, ao ser indagado por uma participante sobre os constantes vazamentos da Lava Jato, Moro disse que “é muito difícil” saber a origem da informação quando ela sai do controle da investigação. “É muito difícil saber quem vazou para a imprensa”, disse.

Publicidade

O evento

O evento “Institution-building, Governance and Compliance in Brazil: Politics, Policy, and Business” será realizado pela UM BRASIL (plataforma de conteúdo parceira do InfoMoney) em conjunto com as Universidades Columbia e News School das 12h30 às 15h15 no dia 6, e das 17h às 20h no dia 7 – ambos horário de Brasília. Nomes como Paulo Roberto Galvão (procurador do MPF), Otaviano Canuto (diretor do Banco Mundial), Alberto Ramos (economista do Goldman Sachs) e Lisa Schineller (diretora da agência de rating Standard & Poor’s) também estão confirmados. 

Além de debater sobre o que mudou em termos de práticas políticas e de negócios no País, os participantes falarão sobre a abertura de espaços para melhorias institucionais, possíveis soluções para a crise política, bem como a reação dos investidores nacionais e estrangeiros.  

Para conferir a grade completa do evento, clique aqui.

 

(Com Agência Brasil)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.