Se eleição fosse hoje, Aécio venceria Lula, mostra Ibope

Em um eventual segundo turno, tucano venceria petista por 48% a 33%, revela pesquisa feita na segunda quinzena de junho

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Se a eleição presidencial ocorre hoje, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um segundo turno, mostrou pesquisa Ibope revelada neste sábado pelo jornal O Estado de S. Paulo. O jornal não divulgou os resultados de uma disputa no primeiro turno.

Os dados são da pesquisa realizada na segunda quinzena de junho, que mostra que Lula seria derrotado por 48% a 33% em um eventual segundo turno com Aécio. Já em votos válidos, sem considerar indecisos e os que não optariam por nenhum dois dois, o resultado seria 59% a 41%. Se o adversário fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, haveria empate técnico: 40% para o tucano e 39% para o petista – ou 51% a 49% em votos válidos. 

Segundo a pesquisa, Lula venceria apenas no eleitorado de renda menor e escolaridade, e em algumas áreas geográficas que tradicionalmente votam no PT. Em quase duas décadas, esse é o momento que o apoio ao ex-presidente mais se concentra na população mais pobre. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. O Ibope ouviu ao todo 2.002 eleitores em diferentes cidades do País.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No mês passado, o Datafolha também mostrou pesquisa dando vantagem ao senador Aécio, que alcançou 35% das intenções de voto, contra 25% do petista, em uma margem de erro de também dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.