Se assumir a presidência, Temer deve cortar pelo menos 10 ministérios, diz jornal

No final da tarde, o atual vice-presidente decidiu que irá reduzir de 32 para 22 o número de ministros em sua futura equipe

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo diante de toda a confusão ocorrida nesta segunda-feira (9) sobre a anulação – ou não – do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o atual vice-presidente, Michel Temer (PMDB), acertou nesta manhã com sua equipe uma nova organização da Esplanada dos Ministérios.

Segundo a Folha de S. Paulo, serão pelo menos dez ministros a menos caso o peemedebista tome posse na Presidência da República. No final da tarde, de acordo com a publicação, o peemedebista decidiu que irá reduzir de 32 para 22 o número de ministros em sua futura equipe.

A ideia é fundir a Secretaria de Direitos Humanos com o Ministério da Justiça, que passará a ser chamado de Ministério da Justiça e Cidadania. Além disso, entre as novidades está a decisão de desmembrar o Ministério do Trabalho e Previdência Social. A primeira área segue como ministério, enquanto a segunda será incorporada pelo Ministério da Fazenda, que ficará responsável por elaborar a reforma previdenciária.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Temer decidiu também fundir os ministérios das Comunicações com Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Social com Desenvolvimento Agrário. Ele ainda irá fundir as secretarias com status ministerial de Portos e Aviação Civil com o Ministério dos Transportes. Já o Ministério da Educação volta para sua configuração original e vai incorporar o Ministério da Cultura.

Perdem ainda status de ministério a AGU (Advocacia-Geral da União), Banco Central, Secretaria de Comunicação Social e Chefia de Gabinete da Presidência da República.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.