Se Aécio tivesse sido eleito, não faria muito diferente de Dilma, diz economista

Roberto Teixeira da Costa se mostrou contra um possível impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para ele, o país "ficaria parado por, pelo menos, 6 meses"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em apresentação feita durante o 17° encontro nacional de RI e mercado de capitais, o economista Roberto Teixeira da Costa falou sobre o atual cenário econômico brasileiro e como isso tem prejudicado o mercado nacional de capitais. Segundo ele, uma autoridade que acredita que elevar juros é ajudar a economia a caminhar para meta é um grande desconhecimento de economia real. “Os juros como estão é uma concorrência desleal para o mercado”, disse.

Para Roberto, o Brasil precisa se abrir mais para o mercado exterior. Sobre o atual cenário na bolsa e a queda de investidores, ele acredita que o que falta é confiança do investidor. “É preciso acreditar que irá melhorar, mas se as ações estão baratas, elas podem ficar mais baratas ainda”, brincou ele. “Hoje no mercado temos um retrocesso. É preciso mudar a escala do mercado e investir em educação financeira”, disse durante a apresentação.

Sobre a política, o economista se mostrou contra um possível impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, isso só iria piorar a situação: “o País ficaria parado pelo menos 6 meses”. Roberto ainda acredita que outro resultado nas eleições não teriam feito tanta diferença: “se Aécio tivesse sido eleito não estaria fazendo muito diferente. Apenas o fator credibilidade que ajudaria ele”.Ele ainda comentou o cenário externo, destacando que nos EUA o que tem impulsionado as bolsas é a demora pela elevação dos juros: “enquanto não tivermos certeza de quando vão subir os juros, as bolsas irão subir”.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, o economista mostrou grande preocupação com as recentes medidas para controle do mercado na China. “Países que tentam corrigir movimentos da bolsa com medidas artificiais não têm um final feliz”, concluiu.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.