Scholz minimiza diferenças sobre Ucrânia em turnê pela América do Sul

Consequências da guerra e as sanções ocidentais contra a Rússia, como o aumento dos preços dos alimentos e da energia atingiram a região

Reuters

Olaf Scholz (Fonte: Wikimedia Commons)

Publicidade

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, procurou obter apoio para a Ucrânia durante sua primeira viagem pela América do Sul, embora surgissem diferenças com seus anfitriões, com o presidente argentino Alberto Fernández declarando que a região não estava planejando enviar armas.

Em sua viagem de três dias, Scholz procurou enfatizar a unidade, lembrando que os três países que está visitando –Argentina, Chile e Brasil– condenaram a invasão da Ucrânia pela Rússia na Assembleia-Geral das Nações Unidas no ano passado.

As consequências da guerra e as sanções ocidentais contra a Rússia, como o aumento dos preços dos alimentos e da energia, no entanto, atingiram a região de forma particularmente dura, levantando questões sobre a abordagem do Ocidente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fernández disse em uma conferência de imprensa conjunta com Scholz em Buenos Aires no sábado (28) que a Argentina, como a Alemanha, queria ajudar a restaurar a paz o mais rápido possível.

Mas indagado se a Argentina enviaria armas para a Ucrânia para o país se defender das tropas russas, como a Alemanha e seus aliados ocidentais fizeram, ele respondeu um categórico não.

“A Argentina e a América Latina não planejam enviar armas para a Ucrânia ou qualquer outra zona de conflito”, disse ele.

Continua depois da publicidade

O presidente do Chile, Gabriel Boric, não se referiu à guerra em suas declarações de abertura em uma conferência de imprensa com Scholz em Santiago do Chile no domingo (29), focalizando em vez disso a cooperação econômica, particularmente no setor de commodities.

Em ambos os países, Scholz visitou memoriais às vítimas de suas ditaduras militares que, segundo ele, ressaltam a necessidade de lutar pela democracia e pela liberdade.

“Neste memorial às muitas vítimas da ditadura não posso deixar de pensar nos jovens que estão sendo mortos no Irã porque estão lutando pela liberdade e por uma vida melhor”, disse Scholz em Buenos Aires.

Continua depois da publicidade

Autoridades do governo alemão dizem que é compreensível que países latino-americanos, tão distantes da Europa e com preocupações tão diferentes, tenham opiniões divergentes sobre a guerra, mas destacam a importância de continuar a transmitir a perspectiva de Berlim.

Scholz irá nesta segunda-feira (30) ao Brasil para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O europeu quer restabelecer as relações com o maior país da América do Sul após a saída do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro.

Publicidade

A resiliência da democracia provavelmente estará no topo da agenda das conversações, após os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro por apoiadores radicais de Bolsonaro.

Ainda assim, novas divergências devem ocorrer.

No ano passado, Lula disse que a Rússia nunca deveria ter invadido a Ucrânia, mas acrescentou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi tão culpado pela guerra quanto o líder russo Vladimir Putin.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.