Santa Catarina: 24 cidades atingidas pelas chuvas e 10 em situação de emergência

Até o momento, segundo as autoridades locais, uma pessoa ficou ferida e uma está desaparecida; quase mil pessoas tiveram de deixar suas casas desde o início dos temporais

Fábio Matos

Rio do Sul, em Santa Catarina, é uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado (Foto: Patrick Rodrigues/ NSC)
Rio do Sul, em Santa Catarina, é uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado (Foto: Patrick Rodrigues/ NSC)

Publicidade

As fortes chuvas que castigaram Santa Catarina no fim de semana deixaram um rastro de destruição e muita preocupação em todo o estado.

De acordo com informações da Defesa Civil catarinense em boletim divulgado na noite de segunda-feira (20), 10 cidades do estado decretaram situação de emergência e 24 foram atingidas pelas enchentes.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Até o momento, segundo as autoridades locais, uma pessoa ficou ferida e uma está desaparecida. Quase mil pessoas tiveram de deixar suas casas desde o início dos temporais.

Cidades mais atingidas

Os dados levam em consideração as chuvas de 11 a 13 de maio – que deixaram 142 pessoas desalojadas (abrigadas em casas de familiares ou amigos) – e no último fim de semana, entre sexta-feira (17) e domingo (19).

O município mais duramente atingido pelas chuvas é Rio do Sul (SC), no Vale do Itajaí, que registrou o dia mais chuvoso em 8 anos, no sábado (18). Ao todo, 431 pessoas ficaram desabrigadas na cidade.

Continua depois da publicidade

São João do Sul (SC), no sul do estado, vem sofrendo com as inundações desde o início do mês. A cidade faz divisa com o Rio Grande do Sul, devastado pela maior tragédia climática de sua história, e tem 142 pessoas desalojadas e comunidades inteiras completamente isoladas.

Mais 3 municípios catarinenses publicaram decretos de situação de emergência em função das enchentes do fim de semana: Rio do Sul, Rio do Oeste e Botuverá.

Outras 7 cidades estão em emergência por causa das chuvas de 11 a 13 de maio: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá.

Continua depois da publicidade

Previsão de mais chuvas nesta semana

A semana começou com o tempo ensolarado em grande parte do estado. Entretanto, de acordo com as previsões meteorológicas, essa condição deve começar a mudar a partir de quinta-feira (23), com a formação de uma nova frente fria.

Nos próximos dias, são esperados ventos com velocidade média de até 30 km/h e rajadas entre 50 e 70 km/h.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”