Russomanno e Covas mantêm empate técnico em disputa pela prefeitura de São Paulo, aponta XP/Ipespe

Dupla soma 51% das intenções de voto na disputa; deputado aparece numericamente à frente por 5 pontos percentuais

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A um mês do primeiro turno, o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) mantém uma vantagem numérica de 5 pontos percentuais sobre o candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo. É o que mostra a terceira rodada da pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 12 e 14 de outubro.

Segundo o levantamento, o parlamentar lidera a disputa, com 28% das intenções de voto no cenário estimulado, contra 23% do tucano. Com a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para cima ou para baixo, os dois estão tecnicamente empatados. Ambos registraram uma oscilação ascendente de 1 ponto percentual em comparação com os números de uma semana atrás.

Eles são seguidos pelo líder dos sem-teto Guilherme Boulos (PSOL), que agora tem 13% das intenções de voto – ampliando de 1 para 5 pontos percentuais a distância para o ex-governador paulista Márcio França (PSB), que tem 8%. Os dois também estão em situação de empate técnico.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os candidatos Arthur do Val (Patriota) e Jilmar Tatto (PT) somam 3% cada, enquanto Andrea Matarazzo (PSD) tem 2%. Sete candidatos agora aparecem com 1% das intenções de voto: Levy Fidelix (PRTB), Joice Hasselmann (PSL), Orlando Silva (PC do B), Marina Helou (Rede), Vera Lúcia (PSTU), Antônio Carlos (PCO) e Filipe Sabará (Novo).

Já o percentual de eleitores indecisos ou que manifestavam intenção em votar em branco ou nulo ficou em 12%. Duas semanas atrás, esses eles somavam 27% dos entrevistados. Com o período de campanha mais curto, a tendência é que esses grupos se movam mais rapidamente entre os candidatos até o dia da eleição.

No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, o prefeito Bruno Covas é quem aparece na liderança, com 13% menções – 2 pontos a mais do que na semana passada. Ele é seguido por Celso Russomanno e Guilherme Boulos, ambos com 9%.

Continua depois da publicidade

Márcio França aparece logo atrás, com 4% das intenções de voto, enquanto Arthur do Val e Jilmar Tatto têm 2% cada. Andrea Mattarazzo segue com 1%, mesmo número de Levy Fidelix e Joice Hasselmann.

O levantamento também revela elevados índices de rejeição dos candidatos. Lideram essa lista Levi Fidelix (61%) e Joice Hasselmann (56%). Na sequência, aparecem Celso Russomanno (49%), Guilherme Boulos (48%), Jilmar Tatto (47%) e Orlando Silva (47%). O prefeito Bruno Covas foi apontado por 44% dos entrevistados.

Em sentido contrário, Russomanno lidera a lista dos candidatos em que os eleitores dizem que votariam com certeza: 25%. Logo atrás, aparece Covas, com 22%. O tucano, porém, conta com percentual mais elevado dos que afirmam que poderiam votar nele na disputa: 28% a 22%.

Continua depois da publicidade

Apesar de numericamente atrás, Bruno Covas é o candidato considerado favorito na disputa pelos eleitores. Segundo o levantamento, 33% dos entrevistados acreditam que ele vencerá o pleito. Já 27% apostam em Russomanno e 5% em Boulos. Arthur do Val é apontado por 2% dos eleitores, enquanto Joice Hasselmann e Jilmar Tatto são as apostas de 1%.

O levantamento também mostra Russomanno e Covas numericamente empatados em eventual segundo turno, ambos com 40%. Vale ressaltar que saiu de 21% para 15% os que dizem não saber em quem vão votar ou que votariam nulo ou em branco. Na simulação, ambos oscilaram dois pontos positivos em relação à semana passada. Os dois venceriam os rivais França e Boulos nos outros cenários testados.

Já em eventual disputa entre França e Boulos, o cenário é de vantagem de 9 pontos percentuais para o ex-governador – 1 ponto a menos em comparação com os resultados das últimas duas semanas.

Publicidade

Esta foi a primeira rodada da pesquisa XP/Ipespe feita após o início da propaganda eleitoral obrigatória no rádio de na televisão, em 9 de outubro. O levantamento ouviu 800 eleitores da cidade de São Paulo, entre os dias 12 e 14 de outubro, por meio de entrevistas telefônicas conduzidas por pesquisadores, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-08993/2020.

A pesquisa também questionou os eleitores sobre o principal meio de obter informações sobre a campanha em São Paulo. A resposta de 61% foi a TV aberta. Na sequência, vêm as redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter), com 32% das menções, e sites e blogs de notícias, apontados por 22%. O Whatsapp foi indicado por 2%.

Apesar do início das campanhas no rádio e na televisão, 41% admitem não ter assistido as propagandas até o momento. Segundo o levantamento, 47% disseram não saber avaliar o desempenho dos candidatos no horário eleitoral, enquanto 21% afirmam que Covas está fazendo a melhor campanha nos meios tradicionais. Russomanno tem 12% das avaliações positivas nesse quesito.

Continua depois da publicidade

Na internet e nas redes sociais, nenhum candidato se destaca com desempenho superior aos pares. O prefeito Bruno Covas aparece numericamente à frente, com 9% das indicações, seguido por Russomanno e Boulos, ambos com 8%. Ao todo, 67% dos entrevistados não responderam ao questionamento ou disseram que nenhum nome está fazendo a melhor campanha nestes meios.

Os entrevistados foram questionados novamente sobre a avaliação da administração Covas. O grupo que considera a atual gestão ótima ou boa oscilou um ponto positivo, de 31% para 32%, e o que a descreve como ruim ou péssima se manteve em 27%.

A pesquisa também mostra viés positivo na avaliação de Jair Bolsonaro pelo eleitor paulistano (ruim ou péssimo passou de 46% para 45%, e ótimo ou bom, de 26% para 29%). A administração do governador João Doria (PSDB) manteve relativa estabilidade na análise dos eleitores (ruim ou péssimo passando de 40% para 39%, e bom ou ótimo estável em 21%).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.