Rússia eleva juro básico para 13% ao ano, tentando conter desvalorização do rublo

Banco Central aumenta taxa pela segunda vez no mês, atento à fuga de capital estrangeiro e à forte trajetória inflacionária

Thiago Gomes Amorim

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Central da Rússia decidiu nesta sexta-feira (28) elevar a taxa básica de juro de 12% para 13% ao ano, na tentativa de reduzir a desvalorização do rublo frente às principais divisas do globo. É a segunda vez em menos de 30 dias que o colegiado opta pelo aperto na política monetária.

Balançada pelo agravamento da crise financeira internacional, a economia russa vem enfrentando um quadro de intensa fuga do capital estrangeiro, deixando o país em uma situação delicada. Lutando contra a depreciação da moeda local, em 4 meses a autoridade já perdeu 25% das suas reservas internacionais, na busca pela confiança dos investidores.

Desde o começo de agosto, cerca de US$ 190 bilhões saíram do país, segundo estimativas do BNP Paribas, passando por um horizonte que inclui tensões trazidas com o conflito na Geórgia, queda nos preços internacionais das commodities e encolhimento no mercado mundial de crédito.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Cenário adverso

Além de todas as adversidades externas, a Rússia registra ainda inflação elevada, com taxa anual de 14,2%, como apontado na medição feita em outubro. As previsões do governo e do Banco Central divergem em relação aos valores para o final do ano, com números de 11,8% e 13% – ambos abaixo do mensurado na pesquisa.

Nesta sessão, o rublo continuou perdendo valor em relação ao dólar e ao euro, operando em queda pela segunda vez na semana, em meio às especulações sobre o Banco Central do país e à cotação em baixa de boa parte das matérias-primas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.