Romney é oficialmente o candidato republicano à presidência dos EUA

Romney enfrentará o atual presidente, Barack Obama, nas eleições que ocorrerão em novembro

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – No fim da tarde desta terça-feira (28) nos Estados Unidos, o partido republicano anunciou, em evento ocorrido na Flórida que Mitt Romney é oficialmente o candidato do partido à eleição para presidente do país. Romney deve fazer seu discurso oficial aceitando a candidatura na quinta-feira à noite. 

O candidato irá disputar o cargo contra o atual presidente norte-americano, Barack Obama, em eleições que ocorrerão em novembro. Assim que o evento terminou, o presidente do partido republicano, Reince Priebus, fez duras criticas ao atual presidente: “Ele nunca dirigiu uma companhia, nunca fez uma venda de garagem, nem ao mesmo uma barraca de limonada”.

Os eleitores do partido republicano chegaram a cogitar outras opções antes de decidirem apoiar a candidatura de Romney, em maio deste ano. Após a decisão desta terça, todos os ex-concorrentes já mostram apoio por ele, com exceção do deputado Ron Paul, do Texas.

Continua depois da publicidade

Mitt Romney foi governador do estado do Massachusetts entre os anos de 2003 e 2007, além de ter sido dono da empresa privada de investimentos Bain Capital. Em 2008 já havia tentado ser o candidato republicano para presidente, mas perdeu a nomeação para John McCain. Em junho de 2011 ele anunciou sua disputa à nomeação presidencial republicana.

Mercado prefere republicanos?
Desde 1948, das 16 convenções republicanas que ocorreram, em 11 delas o índice norte-americano S&P 500 apresentou alta entre o início e o término do evento. Enquanto isso, entre todas as convenções democratas no mesmo período em apenas sete o índice subiu. O evento que acontece em Tampa teve início na segunda e terminará nesta quarta-feira.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.