Rodrigo Maia declara voto em Lula no segundo turno

Ex-presidente da Câmara se tornou desafeto de Jair Bolsonaro

Fábio Matos

(Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

Publicidade

O deputado federal Rodrigo Maia (PSDB-RJ), ex-presidente da Câmara, anunciou, nesta quarta-feira (19), que votará em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições.

Em entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews, o parlamentar afirmou que tem divergências “profundas” com o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Maia revelou ainda ter votado em Lula em 1989, na primeira eleição direta para a Presidência da República após a redemocratização do país.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“É óbvio que minhas divergências são profundas [com Bolsonaro]. É óbvio que meu voto estará no outro campo que não o do presidente Bolsonaro. E óbvio que meu voto será, depois de 33 anos – a última vez que votei no presidente Lula foi em 1989 –, naquele que eu acredito que vai afirmar os valores democráticos, que vai preservar o nosso meio ambiente e que, principalmente, vai olhar para os mais pobres”, disse Maia.

Rodrigo Maia foi um dos entusiastas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele comandou a Câmara dos Deputados por cinco anos, entre 2016 e 2021, durante os governos de Michel Temer (MDB) e Bolsonaro.

Na presidência da Casa, conduziu as discussões e a votação da reforma da Previdência, em 2019, primeiro ano do atual governo. Mesmo assim, entrou em choque com Bolsonaro diversas vezes e trocou críticas públicas com o presidente. Até hoje, Maia é um dos principais alvos de simpatizantes do presidente nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Em fevereiro de 2021, Rodrigo Maia deixou a presidência da Câmara. Foi sucedido por Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, que derrotou Baleia Rossi (MDB-SP) – candidato defendido por Maia para sua sucessão no comando da casa legislativa.

Entre 2021 e 2022, foi secretário estadual de Projetos e Ações Estratégicas do governo de São Paulo, a convite de João Doria (PSDB). No início de outubro, depois do anúncio do apoio do governador Rodrigo Garcia (PSDB) a Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (Republicanos) – candidato ao Palácio dos Bandeirantes –, Maia deixou a pasta.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.