Roberto Jefferson passa a primeira noite no presídio de Bangu

Ex-deputado estava na cadeia de Benfica, zona norte do Rio, e chegou ao Complexo Penitenciário de Gericinó por volta das 20 horas de segunda-feira (24)

Fábio Matos

O presidente Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, em entrevista a jornalistas (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Publicidade

O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) foi transferido, na noite de segunda-feira (24), para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. Ele passou a primeira noite no presídio Pedrolino Werling (Bangu 8).

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Rio informou que Jefferson chegou ao local por volta das 20 horas. Segundo a TV Globo, ele está em uma cela individual e fez a mesma refeição dos demais detentos: arroz, feijão, bife e purê de abóbora.

O ex-parlamentar terá direito a atendimento médico especial, pois apresenta uma série de comorbidades – tem histórico de diabetes, hipertensão e recentemente fez tratamento contra um câncer.

Continua depois da publicidade

Jefferson estava no presídio de Benfica, zona norte do Rio, para onde foi levado após ser preso, no domingo (23), em sua residência no município de Comendador Levy Guimarães (RJ).

A prisão do ex-deputado foi uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o magistrado, Jefferson violou medidas determinadas pela prisão domiciliar que cumpria. Na semana passada, ele gravou um vídeo em que ofende a ministra Cármen Lúcia, do STF.

Ao resistir à prisão, Jefferson fez uma série de disparos e chegou a lançar três granadas contra os policiais federais. Dois agentes ficaram feridos com estilhaços. Outros dois, que estavam em uma viatura alvejada pelos disparos, não sofreram ferimentos.

Continua depois da publicidade

Roberto Jefferson já ficou detido em Bangu 8 entre agosto de 2021 e janeiro deste ano. Em audiência de custódia realizada na segunda-feira, o juiz Airton Vieira decidiu manter a prisão do ex-deputado e confirmou a transferência de Benfica para Bangu.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.