Rivais em Brasília, PT e PSDB se unem para eleições municipais

Levantamento preliminar do TSE mostra que coligação entre tucanos e petistas está presente em 20,3% das cidades

SÃO PAULO – PT e PSBD, antes grandes rivais, agora novos aliados – ao menos nestas eleições municipais. Pode parecer pouco provável em um primeiro momento, no entanto, coligações entre petistas e tucanos vêm crescendo, conforme levantamento realizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com o levantamento preliminar do órgão, as alianças entre os dois partidos estão atualmente espalhadas por em 1.130 cidades, o equivalente a 20,3% do total de 5.565 municípios existentes no território brasileiro.

Isto significa dizer que coligações entre os dois partidos, rivais na estância federal – estão presentes em uma a cada cinco municípios. E o número tende somente a aumentar nos próximos meses, já que o processamento de informações sobre os registros de candidaturas ainda está em processo de conclusão.

Disputa histórica

PUBLICIDADE

Desde 1994, o PSDB e o PT têm polarizado as disputas pela presidência. Naquele ano, a vitória coube ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que derrotou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva também no ano de 1998.

Em 2002 o cenário mudou, com a vitória de Lula sobre o candidato tucano José Serra. E pelo que parece despontar no horizonte dos jogos políticos, o mais provável é que vejamos novamente uma corrida entre os dois partidos nas próximas eleições presidenciais de 2010.