Resultados, guerra comercial e prévia do PIB: tudo o que você precisa acompanhar nesta semana no mercado

Confira os principais eventos que vão definir o rumo do mercado nesta semana

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Após encostar na marca de 100 mil pontos, o Ibovespa passou por uma semana tensa, com uma forte queda da bolsa diante do aumento das preocupações com a reforma da Previdência. Para os próximos dias, apesar de uma agenda de indicadores mais tranquila, o cenário político deve continuar tenso.

Os analistas da GO Associados destacam que o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro, que permanece internado no hospital Albert Einstein, deixa em suspense uma série de decisões relacionadas à agenda política e econômica do governo. Após um susto com o quadro de pneumonia, o presidente tem evoluído e na próxima semana, o horizonte para o seu restabelecimento deve ficar mais claro.

Enquanto isso, no Congresso, atenção para as negociações em torno do comando das principais comissões permanentes. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) é uma das mais estratégicas para a tramitação da proposta de reforma da Previdência e tem como principal candidata a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Na Câmara, o PSL, almeja o comando desta comissão.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os indicadores, esta semana é mais tranquila, com destaque para os índices de atividade de dezembro. Após a produção industrial crescer 0,2% no último mês de 2018, entre quarta-feira (13) e sexta-feira (15) serão
divulgados os números do comércio varejista, dos serviços e o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto).

A GO Associados espera que o IBC-Br de dezembro tenha alta de 0,73% na margem, ficando em 1,26% no ano. Atenção ainda para a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) na terça-feira (12), que ganha destaque após o BC manter os juros em 6,5% ao ano e sinalizar que não deve cortar os juros este ano.

Na temporada de resultados, pelo menos 18 empresas irão apresentar seus balanços do quarto trimestre. O destaque fica para o Banco do Brasil (BBAS3), que completa a temporada dos grandes bancos na quinta-feira (14) antes da abertura da bolsa. Entre outras companhias que fazem parte do Ibovespa e que divulgam seus resultados estão: BB Seguridade (BBSE3) nesta segunda; Smiles (SMLS3) e Cosan (CSAN3) na quinta-feira; e Usiminas (USIM5) na sexta, dia 15.

Continua depois da publicidade

Agenda externa
Uma missão de alto nível dos Estados Unidos se reunirá na semana que vem com uma da China em Pequim para continuar a negociar o fim da guerra tarifária entre as duas potências, informou a Casa Branca na sexta-feira. O andamento destas conversas deve ter grande impacto na bolsa norte-americana, o que acaba refletindo no resto do mundo.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Entre os indicadores, na terça-feira (12), sai o relatório JOLTs de abertura de novos empregos durante o mês de novembro. Já na quarta-feira (13), os destaques ficarão por conta das publicações da taxa de inflação o do núcleo de inflação de janeiro.

Continua depois da publicidade

No mesmo dia será publicado balanço fiscal federal do mês de dezembro e os estoques semanais de petróleo. Os dados dos pedidos de bens duráveis relativos ao mês de dezembro e os pedidos por seguro-desemprego serão publicados na quinta-feira (14). Já na sexta-feira (15), saem os dados das vendas do comércio e da produção industrial de janeiro.

Na China, após o longo feriado de ano novo, os destaques serão a divulgação na terça do investimento direito no país e de vendas de veículos. Na quinta os investidores estarão atentos aos dados do comércio externo, que podem confirmar impacto negativo da guerra comercial com os EUA sobre as exportações e importações na China. No mesmo dia, saem os índices de preços ao consumidor e ao produtor de janeiro.

Clique aqui e confira a agenda completa de resultados.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.