Resolução do TSE pode barrar doações ocultas nas próximas eleições

Intenção é coibir repasses ilegais; também houve apresentação de minuta que visa permitir doação por cartão de crédito e internet

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Arnaldo Versiani apresentou nesta sexta-feira (15) resolução que impedirá doações secretas a candidatos beneficiados, e fará com que doadores tenham que ser identificados.

No entanto, o texto ainda depende de aprovação pelo plenário do tribunal e por audiência pública, que deverá acontecer no início de fevereiro.

Até agora, os partidos podem receber doações sem especificar qual candidato receberá a quantia, e distribuí-la entre os vários políticos concorrendo a cargos públicos, sem dar informações sobre a origem deste dinheiro.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A expectativa é coibir repasses ilegais ou doações de fontes vedadas, como sindicatos. De acordo com o texto, os partidos serão obrigados a “discriminar a origem e a destinação dos recursos repassados a candidatos e comitês financeiros” em ano eleitoral.

A minuta também dispõe que doações através de cartões de crédito e da internet sejam permitidas. No entanto, o uso de cartões corporativos ou emitidos no exterior continuará vetado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.