Resgates são paralisados em Porto Alegre, com novos alertas de vento e chuva

As rajadas de vento podem variar entre 60 km/h e 100 km/h, enquanto o volume de chuva esperado é entre 50 e 100 milímetro no dia, com queda de granizo

Equipe InfoMoney

Casas inundadas perto do rio Taquari após fortes chuvas em Encantado, no RS (REUTERS/Diego Vara)

Publicidade

Resgastes e buscas foram interrompidos em Porto Alegre nesta quarta-feira (8), depois que voltou a chover na cidade. Vento e chuva atrapalham o trabalho de bombeiros e socorristas, que tiveram que recolher barcos e parar suas operações após pedido da Prefeitura de Porto Alegre, devido ao risco de descargas elétricas.  

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha emitido quatro alertas de tempestade e vendaval para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Ao menos 11 regiões tinham riscos mapeados, nos municípios do Sul, Centro, região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Norte, Região das Missões, Fronteira Oeste e Noroeste do estado.  

Segundo o Inmet, as rajadas de vento podem variar entre 60 km/h e 100 km/h, enquanto o volume de chuva esperado é entre 50 e 100 milímetro no dia, com queda de granizo. Em seu alerta, a prefeitura falou de um risco de 15 mm de chuva para esta quarta.  

Continua depois da publicidade

Além da chuva, há também alerta para queda de temperatura na região. É esperado um declínio entre três e cinco graus Celsius. O Climatempo indica que essa frente fria deverá se afastar na quinta-feira (9), mas o tempo continuará instável por mais alguns dias.  

Ciclone no final de semana  

O Climatempo também alerta para um ciclone extratropical que se está se formando no mar entre a costa do Uruguai e Buenos Aires, na Argentina. O fenômeno climático deverá levar mais chuva e vento ao Rio Grande do Sul no final de semana.  

A frente fria só deverá deixar o Rio Grande do Sul no domingo (12), segundo o Climatempo, mas a ameaça de chuva segue até lá e a entrada de ar frio poderá fazer a temperatura baixar ainda mais.