Repasse de R$ 1,2 bilhão garante adimplência de distribuidoras de energia

"A medida resolveu de forma parcial os impactos dos custos adicionais com compra de energia pelas distribuidoras, garantindo a adimplência setorial", informou a Abradee

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O repasse de 1,2 bilhão de reais do governo às distribuidoras de energia anunciado no fim da semana passada garante, neste momento, o cumprimento das obrigações do setor, informou a associação das distribuidoras, Abradee, em comunicado nesta terça-feira.

“A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) esclarece que a medida resolveu de forma parcial os impactos dos custos adicionais com compra de energia pelas distribuidoras, garantindo, neste momento, a adimplência setorial”, informou em nota à imprensa.

O governo informou na sexta-feira que o Tesouro Nacional anteciparia 1,2 bilhão de reais às distribuidoras de energia via Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), para cobrir gastos das distribuidoras em janeiro relacionados principalmente à compra de energia no mercado de curto prazo, em momento em que a energia está mais cara por forte geração termelétrica.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas o repasse não cobriu o total das obrigações das distribuidoras no mercado de curto prazo em janeiro, que superariam 2 bilhões de reais segundo, dados preliminares da Abradee.

Além disso, o governo federal ainda não definiu uma solução para cobertura de gastos das distribuidoras para os próximos meses do ano.

“A Abradee continuará com as tratativas junto ao governo na busca de soluções mais sustentáveis para o setor e reafirma seu compromisso de garantir que haja recursos suficientes para fazer os investimentos necessários à manutenção e melhoria da qualidade dos serviços prestados”, informou a associação.

Continua depois da publicidade

As distribuidoras de energia deverão aportar até o fim desta terça-feira as garantias referentes às suas operações no mercado de curto prazo de energia referente a janeiro. O resultado da liquidação deve ser divulgado ainda nesta semana pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados