Ruim para Temer?

Renan Calheiros se aproxima de tucanos e planeja votar fim da reeleição

Já existe pronta para ser votada desde abril uma PEC que trata do assunto, relatada pelo senador Antônio Carlos Valadares

SÃO PAULO – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve pautar o fim da reeleição para cargos no Executivo nas próximas semanas, quando a casa der continuidade à discussão sobre a reforma política. Conta o jornal Folha de S. Paulo que o peemedebista juntou-se aos autores dos pontos aprovados na noite de quarta-feira — os tucanos Aécio Neves (MG) e Ricardo Ferraço (ES) — para pautar novas mudanças.

Vale lembrar que a casa já aprovou em primeiro turno o estabelecimento de uma cláusula de barreira que poderá provocar dores de cabeça a partidos históricos, mas com baixo número de representantes, que já se manifestaram duramente contra a PEC, sobretudo na Câmara — onde o texto ainda precisará ser analisado.

Já existe pronta para ser votada desde abril uma PEC que trata do fim da reeleição, relatada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-CE). Tal mecanismo passou a ser aplicado no sistema político brasileiro durante o governo Fernando Henrique Cardoso, em uma movimentação que ocorreu debaixo de grande polêmica envolvendo suposta compra de votos.

PUBLICIDADE

A ideia de pôr fim à reeleição é amplamente defendida por nomes importantes do tucanato. Vale lembrar que, alguns meses atrás, quando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deu declarações sobre a possibilidade de o presidente Michel Temer tentar a reeleição, houve forte desconforto na base aliada do governo.