AO VIVO Giba Coelho, analista técnico da XP, ensina como se tornar um trader consistente

Giba Coelho, analista técnico da XP, ensina como se tornar um trader consistente

CPI da Petrobras

Relatório do PSDB pede responsabilização de Dilma e Lula por irregularidades na Petrobras

“Os governos Lula e Dilma foram beneficiados diretamente pelo esquema, que atendeu aos interesses do governo", afirmou o deputado Izalci (PSDB-DF)

O PSDB apresentou voto em separado ao relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em que responsabiliza o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff (ex-presidente do Conselho de Administração da Petrobras), assim como os ex-ministros José Dirceu, Antonio Palocci, Guido Mantega, Ideli Salvatti e Edison Lobão, pelas irregularidades na Petrobras.

O voto, que é de autoria do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) e foi lido pelo deputado Izalci (PSDB-DF), aponta o PT como principal beneficiado pelo esquema de desvios de recursos da estatal. O texto responsabiliza também ex-dirigentes da Petrobras, entre os quais José Sérgio Gabrielli e Graça Foster.

“Os governos Lula e Dilma foram beneficiados diretamente pelo esquema, que atendeu aos interesses do governo. O Palácio do Planalto tinha pleno conhecimento do esquema de corrupção da Petrobras e, portanto, não é possível tirar do relatório o ex-presidente Lula — que, na qualidade de mandatário maior, pode ter sim se beneficiado do esquema para si, para seu partido e para o seu governo, por meio de controle da base aliada”, disse Izalci.

PUBLICIDADE

Segundo o deputado, o esquema foi possível graças a decisões como a antecipação de obras sem planejamento e sem projeto.

Alternativa
Antes do início da votação do relatório de Luiz Sérgio (PT-RJ), que não recomenda indiciamentos, Antonio Imbassahy (PSDB-BA) apresentou uma questão de ordem em que pede a designação de novo relator, caso o parecer de Luiz Sérgio seja rejeitado.

A assessoria da CPI avalia que o relatório deve ser enviado ao arquivo caso seja rejeitado – o que significa que a CPI, prevista para terminar os seus trabalhos na sexta-feira (23), pode acabar sem relatório final.

O presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), disse que vai responder à questão de ordem de Imbassahy antes do início da votação.

Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!