AO VIVO CEO da Locaweb detalha impacto do coronavírus no setor; assista e faça perguntas

CEO da Locaweb detalha impacto do coronavírus no setor; assista e faça perguntas

CPI da Petrobras

Relatório do PSDB pede responsabilização de Dilma e Lula por irregularidades na Petrobras

“Os governos Lula e Dilma foram beneficiados diretamente pelo esquema, que atendeu aos interesses do governo", afirmou o deputado Izalci (PSDB-DF)

O PSDB apresentou voto em separado ao relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em que responsabiliza o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff (ex-presidente do Conselho de Administração da Petrobras), assim como os ex-ministros José Dirceu, Antonio Palocci, Guido Mantega, Ideli Salvatti e Edison Lobão, pelas irregularidades na Petrobras.

O voto, que é de autoria do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) e foi lido pelo deputado Izalci (PSDB-DF), aponta o PT como principal beneficiado pelo esquema de desvios de recursos da estatal. O texto responsabiliza também ex-dirigentes da Petrobras, entre os quais José Sérgio Gabrielli e Graça Foster.

“Os governos Lula e Dilma foram beneficiados diretamente pelo esquema, que atendeu aos interesses do governo. O Palácio do Planalto tinha pleno conhecimento do esquema de corrupção da Petrobras e, portanto, não é possível tirar do relatório o ex-presidente Lula — que, na qualidade de mandatário maior, pode ter sim se beneficiado do esquema para si, para seu partido e para o seu governo, por meio de controle da base aliada”, disse Izalci.

PUBLICIDADE

Segundo o deputado, o esquema foi possível graças a decisões como a antecipação de obras sem planejamento e sem projeto.

Alternativa
Antes do início da votação do relatório de Luiz Sérgio (PT-RJ), que não recomenda indiciamentos, Antonio Imbassahy (PSDB-BA) apresentou uma questão de ordem em que pede a designação de novo relator, caso o parecer de Luiz Sérgio seja rejeitado.

A assessoria da CPI avalia que o relatório deve ser enviado ao arquivo caso seja rejeitado – o que significa que a CPI, prevista para terminar os seus trabalhos na sexta-feira (23), pode acabar sem relatório final.

O presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), disse que vai responder à questão de ordem de Imbassahy antes do início da votação.

Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!