Relator da Lava Jato, Teori faz críticas a Sérgio Moro com colegas do STF, diz colunista

Porém, apesar das ressalvas, o STF deve abrir investigação contra Dilma sobre o conteúdo da conversa com Lula

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator da Lava Jato no Supremo Teori Zavascki, tem criticado o juiz federal Sérgio Moro com outros colegas, de acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo

A colunista ressalta que o comportamento de Moro em alguns episódios tem merecido ressalvas também de outros magistrados. Além de Marco Aurélio Mello, que condenou a condução coercitiva de Lula para prestar depoimento, a ministra Cármen Lúcia, de forma mais moderada, também já opinou que tal medida só seria cabível a investigados já intimados e que se negaram a comparecer, o que não era o caso de Lula. 

Dois outros ministros dizem que o uso dos grampos autorizados por Moro em Lula aparentemente não seguiu rigidamente as regras. A lei de interceptações telefônicas diz que todo e qualquer diálogo de um investigado que não contenha indício de crime deve ser “destruído por determinação da decisão judicial”. Já um dos ministros informou que, ao interceptar conversa com Dilma Rousseff, que tem foro privilegiado, Moro deveria ter enviado o conteúdo ao STF sob sigilo, para que a corte então examinasse se houve tentativa de obstrução da Justiça. Eventuais irregularidades na captação das conversas podem gerar, inclusive, nulidades, diz outro ministro ouvido pela coluna. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Porém, apesar das ressalvas, o STF deve abrir investigação contra Dilma sobre o conteúdo da conversa com Lula em que ela envia termo de posse para que ele seja usado “em caso de necessidade”, afirma o jornal.

Especiais InfoMoney:

As novidades na Carteira InfoMoney para março

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.