Rejeição a Bolsonaro sobe a 51% e chega a novo recorde, diz Datafolha

Em maio, o governo Bolsonaro era avaliado como ruim e péssimo por 45% dos entrevistados

Reuters

O presidente da República, Jair Bolsonaro, em cerimônia na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR). (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro subiu e atingiu 51% em julho, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, maior índice registrado pelo instituto desde o início de seu mandato.

Em maio, o governo Bolsonaro era avaliado como ruim e péssimo por 45% dos entrevistados. O levantamento também apontou uma estabilidade avaliação positiva do presidente, e manteve os 24% registrados em maio. Aqueles que o consideram regular passaram de 30% para 24%.

A pesquisa divulgada nesta quinta foi realizada presencialmente entre os dias 7 e 8 de julho, e já captou possíveis repercussões das denúncias de suposta corrupção na compra de vacinas contra a Covid-19, a atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que apura a gestão do governo no combate à pandemia e ainda os protestos em diversas cidades do país pedindo a saída do presidente, entre outras demandas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bolsonaro acabou sendo arrastado para o foco das investigações da CPI ao ser citado em depoimento do deputado Luis Miranda (DEM-DF). O parlamentar sustenta ter apresentado pessoalmente a Bolsonaro no Palácio da Alvorada indícios de irregularidades na compra da vacina indiana contra a Covid-19 Covaxin, ocasião em que o presidente teria relacionado o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), com as supostas ilegalidades.

O fato de Bolsonaro não ter formalmente determinado uma investigação foi levado por senadores ao Supremo Tribunal Federal (STF), por possível crime de prevaricação, e a Procuradoria-Geral da República (PGR), pediu a abertura de inquérito contra o presidente.

Bolsonaro ainda não negou as declarações, transcorridos 13 dias, postura que foi objeto de carta encaminhada nesta quinta pela cúpula da CPI ao Palácio do Planalto pedindo uma resposta.

Continua depois da publicidade

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.074 pessoas acima de 16 anos em 146 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Quer trabalhar como assessor de investimentos? Entre no setor que paga as melhores remunerações de 2021. Inscreva-se no curso gratuito “Carreira no Mercado Financeiro”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.