Reforma Tributária: governadores do Sul e Sudeste têm posições conjuntas, diz Casagrande

Renato Casagrande (PSB), no entanto, apontou divergências como a tributação no local de consumo e o Fundo de Desenvolvimento Regional

Estadão Conteúdo

Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo

Publicidade

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que os estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) defenderão posições conjuntas sobre a Reforma Tributária, mesmo que haja algumas diferenças entre as unidades da federação. “Temos posição conjunta de todos os sete estados. Estamos apoiando um novo marco para o sistema tributário nacional e sobre isso temos concordância total”, afirmou o governador capixaba durante evento de encerramento do Cosud, realizado em São Paulo.

Casagrande afirmou que o consenso dos estados é relacionado à percepção geral de que é preciso fazer mudanças no modelo de tributação, mas que, ainda assim, há algumas discordâncias entre os membros do consórcio em pontos como o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), que coloca a tributação no local de consumo e poderia prejudicar regiões produtoras. Ele diz que o sistema gera vantagens aos estados maiores e prejuízos aos menores.

O político diz que outro ponto de discordância é o relação ao Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), que será criado com recursos da União a partir de 2029. Casagrande afirmou que o objetivo das conversas entre os governadores é evitar que essas diferenças impeçam a estruturação de propostas conjuntas. “Tenho certeza que vamos conseguir construir posições que possamos defender em conjunto”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.