Comissão da Câmara debate regulamentação da reforma tributária

Reunião ocorre logo após governo adiar mais uma vez o envio dos projetos de lei complementares que regulamentarão a emenda constitucional aprovada no ano passado

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (17), audiência pública sobre a regulamentação da reforma tributária dos impostos sobre o consumo. O encontro está marcado para as 10h (horário de Brasília). Acompanhe ao vivo pelo vídeo a seguir:

A reunião do colegiado ocorre a pedido do deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), que também é relator do Orçamento de 2024. A previsão inicial era que o secretário extraordinário de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, participasse do encontro. Mas ele cancelou presença, em razão do adiamento da entrega dos projetos de lei complementares sobre o assunto pelo governo federal. Um novo debate com o secretário está previsto para a próxima semana no colegiado.

Participam do debate desta quarta-feira (17) os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da Emenda Constitucional (EC 132/2023) promulgada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado; Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista do Brasil Competitivo; Domingos Sávio (PL-MG), presidente da Frente Parlamentar da Defesa do Comércio e Serviços; Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo.

Continua depois da publicidade

Completa a lista Vicente Braga, presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape).

A reunião ocorre após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiar mais uma vez o envio dos projetos de lei complementares que pretendem regulamentar a Emenda Constitucional – o que tem gerado desconforto entre os parlamentares.

Agora a expectativa é que os textos sejam encaminhados pelo Poder Executivo na próxima semana, quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), retorna de viagem aos Estados Unidos, onde participa da reunião anual do Banco Mundial e do FMI (Fundo Monetário Internacional), e o presidente Lula retorne de viagem à Colômbia.

Continua depois da publicidade

Em meio ao alegado atraso do governo, frentes parlamentares já apresentaram um conjunto de 13 projetos de lei complementares para iniciar a discussão da regulamentação da reforma tributária dos impostos sobre o consumo. O movimento busca pressionar o Poder Executivo a acelerar o debate e representa uma tentativa dos congressistas de influenciar o processo desde o princípio.

Autor do pedido para a audiência pública desta quarta-feira, Danilo Forte argumenta que a aprovação da reforma tributária no ano passado “se alinha às práticas internacionais de um regime tributário mais simplificado, eficiente e equilibrado”. Ele lembra, no entanto, que, para serem implementadas, as mudanças dependem de regulamentação.

“A reforma segue, em 2024, como prioridade do Congresso Nacional”, diz.

Publicidade

“O Congresso precisará conhecer as propostas de regulamentação e bem analisá-las de maneira a assegurar uma transição bem-sucedida, garantindo-se estabilidade e segurança jurídica a todos os segmentos afetados”, sustenta.

(com Agência Câmara)