Nova polêmica

Rede do Planalto altera perfis de jornalistas da Globo na Wikipedia; Palácio investigará

A Secretaria-Geral da Presidência informou que irá apurar quem foi o autor das mudanças nos verbetes após ter dito que verificar quem fez mudanças foi "tecnicamente impossível"

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Além de alterar páginas de políticos, a rede de internet do Palácio do Planalto foi usada para fazer mudanças nos perfis de jornalistas no Wikipédia em maio de 2013, de acordo com reportagem do jornal O Globo.

De acordo com o jornal, o IP 200.181.15.10, da Presidência, alterou os verbetes de Miriam Leião e de Carlos Alberto Sardenberg, ambos da Rede Globo. Em resposta ao jornal, a Presidência da República diz que não foi responsável pelo ato.

A Wikipédia mostra que foram feitas mudanças entre os dias 10 e 13 de maio. A primeira foi no perfil de Miriam Leitão, classificando suas análises como “desastrosas” e, alguns dias depois, a rede foi usada para relacioná-la ao banqueiro Daniel Dantas, pois teria feito “a mais corajosa e apaixonada defesa” do “ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público”.

PUBLICIDADE

Já no perfil de Sardenberg, o texto inclui comentários para atacar o jornalista pelo fato de ser irmão do economista-chefe da Febraban.

“É irmão de Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos no Brasil, uma medida geralmente defendida também por Carlos Alberto Sardenberg em suas colunas. Já cometeu erros notáveis em suas previsões, como afirmar que ‘a economia mundial segue em marcha de sólido crescimento. Sólido porque não é nenhuma bolha financeira’ um ano antes de estourar a crise mundial de 2008”.

Após as acusações, a Secretaria-Geral da Presidência informou que irá apurar quem foi o autor das mudanças nos verbetes. Na primeira vez, a assessoria do Planalto informou que era “tecnicamente impossível” identificar o responsável pelas alterações.

“Isso porque os conteúdos da rede de internet de computadores do Palácio do Planalto, até julho deste ano, eram arquivados por no máximo seis meses. As alterações nos perfis dos jornalistas, citadas pela reportagem de O Globo, foram feitas em maio de 2013”.

 “Outro dado técnico que dificulta a identificação de quem fez as modificações na Wikipédia é o fato de elas terem sido realizadas por um número de rede de internet do Palácio que também funciona para a rede wifi – sem fio”, informou o Planalto, antes de voltar atrás.