Recursos que financiam habitação popular podem ter reforço

Projeto de Lei, se aprovado, destinará metade dos dividendos da Caixa ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – A população de baixa renda pode ser beneficiada por mais um projeto, na hora de adquirir a casa própria. Trata-se do PLS 2/06 que está sendo analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e prevê reforço nos recursos que financiam habitações populares.

De autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o projeto, se aprovado, prevê o repasse de metade dos lucros que a Caixa Econômica Federal tem de pagar anualmente à União ao FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).

Pouco investimento

Segundo afirmou o senador à Agência Senado, após 15 anos para se transformar em lei, o FNHIS ainda não tem recursos suficientes para operar os programas de habitação popular.

Continua depois da publicidade

Os recursos são obtidos com a arrecadação das loterias e das dotações do Orçamento da União.

O senador lembra que 80% do déficit habitacional se concentra nos segmentos populacionais de renda familiar inferior a três salários mínimos mensais. Ele afirma ainda que, sem apoio institucional, essas famílias acabam recorrendo a moradias em favelas e cortiços.

Caminho

A proposta passará pela Comissão de Assuntos Econômicos para, em seguida, ser analisada pela Comissão de Assuntos Sociais, onde será votada de forma terminativa, em que a decisão tem valor de uma determinação do Senado, sendo enviada para a Câmara, onde será vetada, aprovada ou arquivada.