Rebeldes das FARC preveem aumento da violência na Colômbia

Rebeldes marxistas colombianos disseram que vão redobrar os ataques contra forças de segurança

Bloomberg

Publicidade

(SÃO PAULO) – Os rebeldes marxistas colombianos disseram que vão redobrar os ataques contra forças de segurança depois de terem suspendido o cessar-fogo, pois as negociações de paz para acabar com a insurgência mais prolongada da América Latina estão se arrastando.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) atacarão mais o exército do que as instalações petrolíferas, disse um comandante guerrilheiro conhecido como Matías Aldecoa, em uma entrevista, de Havana. Oleodutos utilizados por empresas como Ecopetrol SA e Occidental Petroleum Corp. foram danificados em bombardeios das FARC nas últimas semanas.

“Em breve, as pessoas verão a guerra nesta última fase, e elas verão o número de policiais e soldados que morrem”, disse Aldecoa, no sábado, na entrevista realizada no sábado. “Para nós, os oleodutos não são o primeiro alvo”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

As FARC suspenderam um cessar-fogo unilateral em maio depois que as forças armadas mataram pelo menos 26 guerrilheiros em um ataque no sudoeste da Colômbia. A retomada dos ataques aumentou as vítimas de ambos os lados, reduziu a produção de petróleo e provocou o vazamento de petróleo bruto para rios e mares.

Os ataques visam “afetar a economia e a confiança dos investidores no país”, disse Aldecoa.

O governo do presidente Juan Manuel Santos vem negociando a paz com as FARC desde 2012, em busca de um acordo para acabar com o conflito iniciado na década de 1960. Um motivo para a demora das negociações é que o governo insiste em que os rebeldes cumpram penas em prisão, algo que eles não vão aceitar, disse Aldecoa.

Continua depois da publicidade

Os negociadores estão estagnados nesse ponto atual da agenda, a justiça e as reparações às vítimas, há mais de um ano.

Demora

Aldecoa, membro do órgão responsável pelas decisões das FARC, o “Estado Mayor”, disse que seus líderes não aceitarão nenhum tipo de prisão, nem sequer a prisão domiciliar em Cuba, porque isso impediria que eles participem na política.

Por isso, é improvável que as FARC cheguem a um acordo com o governo e se tornem um partido político a tempo para as eleições de 2018, disse Aldecoa.

“Chegar a um acordo definitivo levará tempo”, disse ele. “Depois, nossa transição de organização político-militar para organização política também levará tempo”.

A formação de um partido político poderia acarretar um novo conjunto de problemas para as petroleiras.

As empresas têm contratos excessivamente generosos que deveriam ser renegociados a fim de manter uma maior proporção dos lucros na Colômbia, disse Aldecoa. O petróleo representa cerca de metade das exportações da Colômbia.

“Não estamos propondo que as multinacionais abandonem o país”, disse Aldecoa. “O que estamos considerando é o que aconteceu no Equador ou na Bolívia – uma renegociação da porcentagem dos lucros que ficam na Colômbia”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.