Rebeldes capturam Kadafi e ex-ditador pode estar morto, segundo agências

Antigo líder da Líbia teria se ferido nas pernas durante tiroteio, e, de acordo com Al Jazeera, morreu a caminho do hospital

Renato Rostás

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-ditador líbio Mummar Kadafi foi capturado em sua cidade de origem nesta quinta-feira (20), segundo líderes do CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão gerido pelos rebeldes no país, e pode ter morrido.

De acordo com informações das agências de notícias internacionais, o antigo líder foi encontrado em Sirte nesta manhã, após um intenso conflito que devastou a região, muito ferido, mas ainda respirando. Mohamed Leith e Jamal abu-Shaalah, comandantes do conselho, confirmam a prisão.

Os rebeldes afirmam que um tiroteio feriu o ditador nas pernas, e que ele foi levado por uma ambulância para ser atendido. A rede de TV árabe, no entanto, cita um oficial do alto escalão do CNT para informar que Kadafi pode estar morto por causa do confronto.

Continua depois da publicidade

Outras autoridades
Além do ex-ditador, Aboubakr Younès Jaber, que era ministro da Defesa durante o regime, foi morto nesta quinta na mesma cidade, segundo um médico que acompanha o conflito na Líbia. Desde agosto, o órgão rebelde tomou o controle da capital Trípoli e depôs o regime ditatorial de Muammar Kadafi.