Rachaduras perto de barragem colocam cidades da Serra Gaúcha em alerta

Eventual deslizamento de encosta poderia gerar uma onda após atingir a água da barragem do Salto, em Sao Francisco de Paula

Equipe InfoMoney

A drone view shows a flooded soy warehouse in Canoas, Rio Grande do Sul state, Brazil, May 14, 2024. REUTERS/Adriano Machado

Publicidade

Rachaduras nos arredores da barragem do Salto, na cidade gaúcha de São Francisco de Paula, geraram um alerta para chance de deslizamento que poderia afetar cinco municípios da região da Serra Gaúcha. As informações são do portal UOL.

A prefeitura da cidade registrou o surgimento de fissuras em estradas e casas próximas à barragem. Segundo o prefeito de São Francisco de Paula, o eventual deslizamento de uma encosta na região poderia gerar uma onda após atingir a água da barragem. As cidades vizinhas de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Vale Real poderiam ser afetadas pelas consequências do deslizamento.

A CEEE Geração, operadora da barragem, já foi alertada pela prefeitura de São Francisco de Paula. Um estudo mostrou que não há dano estrutural na barragem, mas a prefeitura entrou em alerta pela chance de deslizamento.

Continua depois da publicidade

“Por segurança, se trabalha com o pior cenário possível (…) Acionamos todos os municípios e as pessoas. A barragem acionou suas sirenes e nós, como prefeitura, tranquilizamos as pessoas”, disse o prefeito Marcos Aguzzolli (PP), ao UOL.

Segundo a Defesa Civil gaúcha, a barragem do Salto está em “nível de emergência”.