Racha no PMDB torna atmosfera do impeachment cada vez mais rarefeita, diz colunista

Coluna Painel, da Folha, destaca que senadores do partido resistem a acordo com o vice-presidente Michel Temer para eleição à presidência da sigla, em março

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Nem mesmo o recesso parlamentar tem servido de “refresco” para o governo Dilma Rousseff, com novas denúncias contra o ex-presidente Lula, o ministro-chefe da Casa Civil Jaques Wagner e o senador e aliado do Planalto Renan Calheiros nos últimos dias, gerando até mesmo preocupações sobre o processo de impeachment contra a presidente. 

Contudo, a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, destaca que o racha no PMDB torna a atmosfera do impeachment mais e mais rarefeita, à medida que senadores do partido resistem a acordo com o vice-presidente Michel Temer para eleição à presidência da sigla, em março.

A cúpula do PMDB do Senado aceita apoiar a reeleição de Temer à presidência do partido desde que ele renuncie ao comando nacional da sigla logo depois da votação, afirma a coluna. Contudo, o vice-presidente da República propõe um outro acerto: ser reconduzido e se licenciar depois, abrindo espaço para que o vice, um senador, assuma o cargo apenas interinamente. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Esse acordo não passa sem nosso aval. Só se ele abdicar e der a presidência ao Romerinho em caráter definitivo”, desafia um importante integrante do partido, sobre a proposta de Temer de ter o senador Romero Jucá (RR) como presidente provisório. Enquanto isso, Temer refuta a ideia de renúncia. 

A cúpula do PMDB do Senado aceita apoiar a reeleição de Michel Temer à presidência do partido desde que ele renuncie ao comando nacional da sigla logo depois da votação, marcada para março. Temer, porém, propõe acerto diferente: ser reconduzido e se licenciar depois, abrindo espaço para que o vice, um senador, assuma o cargo apenas interinamente. O conflito entre os dois lados amplia o racha na legenda, tornando a atmosfera do impeachment mais e mais rarefeita.

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Continua depois da publicidade

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.